Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Recife: Capital lidera mais uma vez o ranking de transparência do TCE
Pela segunda vez consecutiva, o Portal da Transparência do Recife foi o destaque no Índice de Transparência dos Municípios. A avaliação é feita pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE), que observou os portais de 184 municípios pernambucanos entre os meses de julho e setembro, classificando-os em Desejável, Moderado, Insuficiente, Crítico e Inexistente. O Recife, assim como na avaliação de 2015, foi a única cidade a alcançar a classificação de Desejável, despontando em primeiro lugar na lista. Assim, o portal da capital pernambucana firma-se como referência na transparência de informações do Executivo Municipal. O ranking foi divulgado na última quarta-feira (21) pelo Tribunal de Contas.
“Este é mais um reconhecimento de que a transparência e o acesso à informação são princípios que estão presentes na nossa gestão. A avaliação feita pelo TCE reconhece o trabalho realizado ao longo desses anos e que oferece ao cidadão mais um canal de comunicação e de controle social, essenciais ao processo democrático. Vamos continuar aperfeiçoando esta ferramenta contemplando informações de interesse público”, pontuou o prefeito do Recife, Geraldo Julio.
Dividido em duas partes, a avaliação do Índice de Transparência dos Municípios considerou critérios relacionados ao conteúdo a partir da análise da Transparência da Gestão Fiscal e da Lei de Acesso à Informação (LAI). O outro bloco observado foram os requisitos tecnológicos, que analisou as sessões da Receita, Despesas, Licitações e Contratos. O somatório das análises rendeu ao Portal da Transparência da Prefeitura do Recife 800,5 pontos alcançando a melhor classificação do ranking, seguido dos municípios de Jaboatão dos Guararapes, com 697 pontos e Cabo de Santo Agostinho com 687, classificados como “Moderado”.
O TCE não foi o único órgão de controle a reconhecer o trabalho de transparência e controle social realizado no Recife. O Portal da Transparência do Recife já foi destaque em nível nacional pela Controladoria Geral da União, Ministério Público Federal e pela ONG Contas Abertas. O Portal da Transparência do Recife é coordenado pela Controladoria Geral do Município.
Informações para a imprensa:
Assessora: Mabel Maria
Controladoria Geral do Município – Prefeitura do Recife
E-mail: mabelmelo@recife.pe.gov.br
Telefones: : (81) 3355-8752 / (81) 99488-6021 / (81) 99622-3949
Mais informações sobre o Conaci:
(27) 3225-0099 / (27) 99973-4547