Projetos de participação cidadã da CGE Goiás são premiados em concurso nacional de inovação

Os projetos Estudantes de Atitude e Embaixadores da Cidadania, coordenados pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e com a Universidade Federal de Goiás, formam o Ecossistema de Participação Cidadã, um dos premiados entre 257 práticas inovadoras concorrentes ao 26º Concurso Inovação no Setor Público, da Enap

O Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e da Secretaria da Educação, conquistou mais um prêmio nacional. O “Ecossistema de Participação Cidadã do Estado de Goiás” foi o terceiro colocado no Concurso de Inovação no Setor Público 2022, da Enap um dos mais prestigiados do Brasil. Concorreram este ano 257 práticas inovadoras de todo o país e o concurso contou com o apoio da Embaixada da Dinamarca.

O resultado foi apresentado em cerimônia realizada na sede da Enap, em Brasília, nesta segunda-feira (12/12), às 16 horas. O Ecossistema de Participação Cidadã do Governo de Goiás é integrado pelos projetos Estudantes de Atitude e Embaixadores da Cidadania, criados e desenvolvidos pela CGE Goiás, em parceria com a Secretaria de Educação (Estudantes de Atitude) e com a Universidade Federal de Goiás (Embaixadores da Cidadania).

A CGE Goiás foi premiada na categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas do Poder Executivo Estadual, do DF e Municipal. Com o propósito de incentivar a inovação, o concurso da Enap reconhece e valoriza equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas para trazer melhorias para a gestão das organizações e políticas públicas.

O prêmio promove a disseminação das práticas em nível nacional, com o objetivo de aumentar a qualidade dos serviços prestados à população e tornar o Estado cada vez mais eficiente, proporcionando melhores resultados, diminuindo custos, engajando o cidadão e transformando a sociedade.

Os projetos

Temáticas referentes à participação social e ao exercício da cidadania ganharam mais relevância no governo de Goiás, com projetos como o Estudantes de Atitude e o Embaixadores da Cidadania. O Estudantes de Atitude é uma competição gamificada entre escolas públicas estaduais que estimula práticas relacionadas à transparência, controle social, voluntariado e prevenção à corrupção.

O projeto Estudantes de Atitude envolve alunos, professores, pais e a comunidade escolar e tem como principal ação a Auditoria Cívica realizada pelos próprios alunos na escola, uma ferramenta de diagnóstico que permite levantar problemas e buscar solução para ao menos um deles. Na edição deste ano, 526 escolas estaduais se inscreveram no Estudantes de Atitude, com participação direta de 15 mil alunos e uma premiação de R$ 158 mil para as escolas vencedoras.

O Embaixadores da Cidadania é um projeto de certificação que tem como alvo formar cidadãos com conhecimento em legislação e temas relativos à cidadania. Podem participar, cidadãos com mais de 16 anos que queiram aprender e exercitar a cidadania na execução de projetos de intervenção social. A última edição contou com 600 vagas e teve 887 inscritos, inclusive participantes de países de língua portuguesa, como Cabo Verde, Timor Leste, Guiné Bissau e Angola.

São duas fases de estudos e trabalhos. A primeira conta com três cursos teóricos sobre temas ligados à cidadania, feitos pela modalidade de Educação a Distância (EaD). A segunda fase consiste em apresentar um desafio de impacto social, no qual os alunos fazem um projeto que produza algum efeito social em suas comunidades, sempre num ambiente voltado à cidadania.

Fonte:

Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás