Projeto ESG na Agenda do Controle Interno: Conaci e Banco Mundial lançam Grupo de Trabalho para contribuir com o avanço dos eixos na gestão pública brasileira

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com o Banco Mundial, lançou a chamada para as controladorias membros do Conselho, comporem o Grupo de Trabalho do Projeto ESG na Agenda do Controle Interno. O objetivo é propor o aprimoramento de estratégias organizacionais que possam contribuir com os eixos ambiental, o social e governança das Unidades Centrais de Controle Interno. A iniciativa é destinada à formulação do Referencial de Auditoria para a atuação dos órgãos centrais de Controle Interno e da Metodologia referente à incorporação do ESG nos Programas de Integridade.
O GT tem como premissas:
Propor ações relevantes, concretas e factíveis para o Controle Interno;
Consolidar e avançar com as práticas ESG nos trabalhos de auditoria e nos Programas de Integridade;
Atuar em parceria com as consultoras do Banco Mundial no projeto ESG na Agenda do Controle Interno.
Ademais, haverá a continuidade das ações do Projeto Ação Coletiva Mulheres no Controle (ACMC), em articulação com a Rede Equidade e a Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib). O projeto visa promover e ampliar a capacidade de implementar o ESG e desenvolver uma cultura de equidade, diversidade e inclusão. O GT será responsável por elaborar uma proposta de estudo/plano de trabalho para criação de Câmara Técnica voltada para avaliação de políticas públicas. Além disso, o desenvolvimento conjunto do “Referencial de Auditoria para a atuação dos órgãos centrais de Controle Interno” e da “Metodologia referente à incorporação do eixo ESG nos Programas de Integridade”, implementado no âmbito da parceria entre Conaci e o Banco Mundial, conduzido pelas consultoras Ana Marinho e Júlia Valadares.
O referencial e a metodologia serão elaborados a partir de boas práticas, diretrizes nacionais e internacionais para a promoção dos critérios ESG nas instituições públicas brasileiras. Além disso, servirá como instrumentos metodológicos, oferecendo orientações técnicas abrangentes para a criação de políticas institucionais e públicas, a implementação de ações afirmativas e o fortalecimento das discussões globais sobre ESG e os ODS.
O grupo atuará mediante a realização de reuniões técnicas, o levantamento de boas práticas, a recomendação de instrumentos e referenciais que abordam práticas de ESG, aplicáveis ao setor público.
A chamada pública foi destinada às servidoras e servidores das controladorias membros do Conaci que desejam integrar o GT. Para o projeto, cada controladoria designará um titular e um suplente para acompanhar a agenda de trabalho, que ocorrerá ao longo do ano de 2025. A primeira reunião será realizada no dia 10/04/25, às 11h (horário de Brasília).
O projeto é composto pelas seguintes partes: Coordenação no âmbito do Conaci: Luís Augusto Rocha, vice-presidente de Relações Institucionais, e Luciana Daltro, Controladora-Geral do Rio Grande do Norte. Consultoras do Banco Mundial: Ana Marinho e Júlia Valadares. Parceiros: Rede Equidade, coordenada pelo Senado Federal e Secretaria-Geral Ibero-Americana. Colaboradoras/es: servidoras e servidores das controladorias membros do Conaci que irão compor o Grupo de Trabalho (GT).