Programa de qualificação para servidores públicos nos Estados Unidos é tema de palestra na 6ª RTC-AL

O Programa Minerva, uma oportunidade de qualificação dos servidores públicos brasileiros na George Washington University (Estados Unidos), é o tema principal da apresentação da agente fiscal do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul, coordenadora de Auditoria Setorial e presidente da Associação de Controle Interno do Estado gaúcho, Suzana Fagundes Garcia, durante este segundo dia  6ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno em Alagoas (RTC-AL). “Com a grande troca de experiência que o Programa Minerva proporciona, incluindo conferências, palestras, painéis e visitas a instituições governamentais e privadas, abre-se uma porta de continuidade para que experiências de cada Órgão de Controle Interno sejam compartilhadas e avaliadas em um espaço cada vez mais amplo”, explica Suzana.

Durante sua participação no evento, a palestrante falará um pouco da experiência de participar do programa e o que os interessados em participar devem fazer para se inscrever nas seleções. “Participei do curso no período de agosto a dezembro de 2012 e a experiência foi extremamente enriquecedora. Entre os conteúdos abordados estão micro e macroeconomia, teoria do comércio exterior, função do governo e do sistema financeiro”, comenta Suzana.

O Programa Minerva é oferecido duas vezes por ano. As entrevistas e seleção dos participantes são feitas pelo diretor do Institute of Brazilian Issues (IBI), James Ferrer Jr. O órgão interessado em enviar participantes deve entrar em contato com o IBI e todas as informações necessárias serão repassadas.

Também relacionado ao programa, ela apresentará aos participantes o estudo de caso sobre Gerenciamento das Recomendações do Controle Interno do Rio Grande do Sul, elaborado como conclusão do curso de Teoria e Operação para a Economia Nacional Moderna. “No órgão de controle interno do Rio Grande do Sul não existe a sistematização do acompanhamento das recomendações efetuadas e as ações efetivamente realizadas pelos gestores públicos. Em meu trabalho proponho a implementação de metodologia de gerenciamento das recomendações do controle interno estadual, com uma política de gestão das ações a serem adotadas pelos gestores públicos com monitoramento contínuo, o que agregaria maior efetividade, garantindo uma gestão pública mais eficiente e eficaz”, explica Suzana.

————————————————–

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação CONACI:  Aline Cesconetto  –  Contato

Texto: Nathalia Lorencini        
 
Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099