Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Primeiro dia do Congresso Internacional abordou Governança, Riscos, Auditoria e Integridade
Hoje, 09, aconteceu o primeiro dia do 1º Congresso Internacional de Controle Interno e Auditoria. O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a Comunidade de Auditores dos Países de Língua Portuguesa. Os palestrantes de hoje falaram sobre Governança, Riscos e Integridade e como aliar Compliance à Auditoria.
O fundador da Comunidade de Auditores PLP, André Marini, e o presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, participaram da abertura do Congresso. “Fazer um congresso e unir países de língua portuguesa é um enorme desafio e também é reafirmar o respeito e a amizade entre as nações na vertente do ambiente multicultural e internacional”, ressaltou Marini. O presidente do Conselho explicou que o evento já nasce grande, não só pela quantidade de número de inscritos, mais de 3.500, “mas também pelo seu inesgotável potencial de agendas e pautas futuras”.
“A quem interessa a implementação de GRC no setor público?” foi a pergunta tema na qual se baseou a palestra magna do chefe da assessoria especial de Controle Interno do Ministério da Economia brasileiro, Francisco Bessa. Para iniciar, o palestrante apresentou três conceitos relacionados à governança e propôs várias reflexões ao público sobre o tema. Bessa também discorreu sobre a gestão de riscos, ressaltando que “precisamos sair da ideia de problema para pensar em riscos”, mostrando que é necessária e importante a ação preventiva para se evitar problemas no futuro.
Outro ponto ressaltado pelo palestrante, foi a questão da integridade. Segundo ele, “a integridade não significa estar livre de corrupção, fraude e desvios” e completou sobre a importância de exercer a integridade para aprimorar tudo que está sendo construído e eliminar os erros. Para finalizar sua apresentação, Francisco respondeu a quem interessa a governança, a gestão de riscos e a integridade, “ela interessa a todos, menos aos arrogantes, citando o escritor russo Tolstói: “os arrogantes se consideram perfeitos”, isto interfere na tarefa dessas pessoas se tornarem pessoas melhores”. Confira a apresentação AQUI
O tema do primeiro painel do evento foi “Como aliar o seu Programa de Compliance à Auditoria? Conhecendo o GRC Canvas de Compliance e Auditoria”. O coordenado-geral da Diretoria de Governança, Riscos e Conformidade na Eletrobras e moderador do painel 1, Fernando Macedo, apresentou a Comissão de Estudos de Compliance dos Auditores PLP e as ferramentas que foram desenvolvidas por meio desses estudos. A apresentação foi dividida em quatro capítulos com perguntas para os integrantes do painel.
Para começar, a primeira fala tratou “o que é e o que faz a Comissão de Estudo”. O segundo capítulo ensinou sobre “como identificar os produtos, práticas e ferramentas para compliance e auditoria para atender os desafios do estudo”. O terceiro evidenciou sobre como estas questões se integram e por último o que fazer quando as organizações não possuem estrutura ou maturidade para a construção dos produtos. Confira a apresentação AQUI
A coordenadora do Comitê de Compliance da Comunidade de Auditores dos Países de Língua Portuguesa, Glaúcia Argentino, ressaltou a necessidade de integração entre as áreas, para que não haja retrabalho. “Relembrar que as áreas são parceiras, é importante para otimizar o trabalho.”. A presidente do IIA Luxemburgo, Leticia Lucas, ponderou que Pessoas, Processos e Dados andam juntos. “Pessoas, processos e dados é um círculo lógico, se um não dá certo o outro consequentemente não vai dar certo”. Além disso, complementou a fala de Argentino, sobre a necessidade de ser preciso analisar o que é repetitivo e o que não agrega valor para garantir uma gestão mais eficiente.
Assista ao evento na íntegra AQUI
Confira a programação de amanhã:
10 de novembro
09h – Abertura
Painel 2: Auditoria nos Países de Língua Portuguesa – Tendências e oportunidades
Moderador:
– André Marini – fundador da Comunidade de Auditores PLP – Brasil
Palestrantes confirmados:
– Maria Luísa Coimbra – diretora de auditoria da Universidade do porto – Portugal
– Vladimir Queiroz – Gerente de Auditoria Interna e Controles Sox da Eliane Revestimentos Cerâmicos – Brasil
– Artur Quicassa – presidente do IIA Angola – Angola
10h – Painel 3: Agenda ESG nos Países de Língua Portuguesa
Moderador:
– Gil Loja – superintendente de auditoria interna da DataPrev – Brasil
Palestrante confirmado:
– Sonia Cruz – diretora de Auditoria IPO do Porto – Portugal
– Marcelo Zenkner – sócio do Escritório TozziniFreire Advogados – SP – Brasil
– Dickson Alexandre – Chief Compliance Officer – Angola
11h – Painel 4: O papel dos órgãos centrais de controle interno na implementação da LGPD
Moderador:
– Leonardo Ferraz – presidente do Conaci – Brasil
Palestrante confirmado:
– Valmir Dias- ouvidor-geral da União – Brasil
– Filipe Pontes – vice-presidente do Conselho de Especialidade do Colégio de Auditoria da Ordem dos economistas (OE) – Portugal
– Divaldo Sousa – especialista em Auditoria, Risco e Controlos de Sistemas de Informação – Angola
12h – Encerramento