Presidente do Conaci participa do lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

Aconteceu hoje, 20, o lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). O lançamento contou com o apoio do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), um dos parceiros das instituições em ações da Enccla, além de outras organizações, como, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) e o Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC). 

 

O presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, participou da abertura falando sobre os inúmeros avanços obtidos acerca do combate à corrupção ao longo da última década. Além disso, ressaltou as qualidades e características importantes do programa, entre elas, o aspecto eminentemente prático que leva em consideração diferentes realidades do Brasil e a natureza preventiva. “É com esse espírito de cooperação que o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) enaltece esta inovadora proposta desenvolvida no âmbito da ENCCLA e se coloca à disposição para que o sucesso desta empreitada possa ser obtido”, finalizou o presidente.

 

Autoridades como a ministra e presidente do TCU, Ana Arraes e o ministro da CGU, Wagner Rosário, também participaram da abertura. Eles expuseram seus conhecimentos sobre o combate e prevenção à corrupção e sobre o PNPC. “O que eu tenho a falar aqui como ministro da CGU é solicitar aos gestores que participem e que se engajem neste trabalho que eu tenho certeza de que os resultados serão bastante efetivos”, ressaltou Rosário. 

 

Além disso, controladores membros do Conaci estiveram presentes na abertura do PNPC representando seus respectivos estados. Foram eles: o controlador-Geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, o do Mato Grosso, Emerson Hideki, o do Rio Grande do Norte, Pedro Lopes, e o de Santa Catarina, Cristiano Socas da Silva.