Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Prefeitura de Fortaleza reconhece inovações na Administração Pública
"Fortaleza no Controle" premia iniciativas desenvolvidas por secretarias e órgãos municipais
Estimular soluções e o desenvolvimento de estratégias para a efetivação de uma cultura de controle na administração pública tem sido uma das metas da Prefeitura de Fortaleza. Isso se reflete no “Prêmio Fortaleza Transparente”, que premia secretarias e órgãos municipais. A premiação, realizado nesta quinta-feira (19/10), Dia Nacional da Inovação, celebrou a conquista de diversos órgãos, incluindo a Secretaria Municipal das Finanças (Sefin), a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), a Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) e a Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM).
A iniciativa promovida pela CGM resultou na inscrição de 27 projetos na primeira fase da competição, envolvendo oito órgãos da gestão municipal, com cerca de 100 participantes, entre servidores, comissionados e terceirizados. Das seis categorias do prêmio, a que obteve o maior número de inscrições foi “Controle no Desempenho de Gestão”, com nove iniciativas. Em seguida, “Controle Interno, Gestão de Riscos e Auditoria Interna” registrou sete projetos. Nas áreas de “Transparência,” “Ouvidoria” e “Corregedoria,” houve três projetos inscritos em cada uma. Quanto à categoria de “Integridade,” foram feitas duas inscrições. Os primeiros e segundos colocados de cada categoria receberam prêmios de R$ 10 mil e R$ 5 mil, respectivamente.
A secretária chefe da CGM, Christina Machado, destacou a importância da iniciativa para busca de soluções da administração pública. “O prêmio Fortaleza no Controle é uma iniciativa do prefeito Sarto visando incentivar as equipes internas dos órgãos de administração direta e indireta a desenvolver ações e soluções que tragam benefícios para os cidadãos. São iniciativas baseadas na transparência, no controle e na ouvidoria. Dessa maneira, encontramos soluções que podem ser replicadas em outros órgãos ampliando a eficiência da gestão pública”, destacou.
O Procurador-Adjunto da PGM, Felipe Siqueira, pontuou o desafio de desenvolver novas estratégias de inovação. “Buscamos aliar a inovação e o controle interno enfrentando os desafios, e, no caso da PGM, as dificuldades jurídicas desses processos, quebrando paradigmas e pensando o novo modelo jurídico, como em alguns tribunais de contas e órgãos de controle tem feito. Estamos evoluindo com esse olhar inovador”, evidenciou Felipe.
Luiz Alberto Sabóia, presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), celebrou a iniciativa. “Uma das principais estratégias desse prêmio é olhar para a questão da inovação nessas iniciativas de solução de problemas de ouvidoria, de controle e de transparência. Dentro desse programa, alunos egressos do Juventude Digital, abraçaram a ideia contribuindo na elaboração dessas soluções”.
Os projetos foram avaliados por uma comissão técnica composta por representantes do Conselho Nacional do Controle Interno (Conaci), da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública (RECIGP), do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Grupo de Pesquisas SmartCitiesBr da Universidade de São Paulo (USP), que comprovaram a aplicação dos projetos.
Vencedores divididos por categoria:
I – Controles internos, gestão de riscos e auditoria interna
1º Lugar: “Aplicação da Metodologia de Gestão de Risco para a Melhoria de Processos Organizacionais” da Sefin (Equipe: Kátia Magalhães e Laysa Keyre Freire)
2º Lugar: “Inspeção de Produtos Controlados em Reserva de Armaria” da Sesec (Equipe: Danielle do Nascimento, Rafaela Ferreira, Márcia Rodrigues e Francisco José Magalhães)
II – Transparência
1º Lugar: “Programa de Dados Abertos de Fortaleza” da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Equipe: Maurício Harley de Brito e Silvia de Paula)
2º Lugar: “Projeto #Game Lgpd” da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (Equipe: Silvia de Paula, Flora Teles, Mariana Barbosa, Bruno Coelho, Leandro Machado, Tássila Ribeiro, Vitória Dourado e Mayanderson de Almeida)
III – Ouvidoria
1º Lugar: “Nosso tempo vale ouro – ouvidoria no Whats App” da Secretaria Municipal da Saúde (Equipe: Clarice Tavares, Gabriela Moreira, Kamila Araujo e Verilenny Furtado);
2º Lugar: “BI Ouvidoria” da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (Equipe: Romênia Nogueira, George Pierry, Guilherme Delmiro, Andressa Villela, Jonathan Barreira, Alan Rodrigues, Nicolas Silva e Juliana Gadelha);
IV – Integridade
1º Lugar: “Sistema de Integridade” da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (Equipe: Gabriela Michiles, Leandro Machado e Flora Teles);
2º Lugar: “Pacote da Integridade – SMS” da Secretaria Municipal da Saúde (Equipe: Clarice Evangelista, Caio Menescal e Raquel de Oliveira);
V – Corregedoria;
1º Lugar: “Manual Prático de Correição Administrativa” da da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (Autor: Marcos Cavalcanti, Juliana Carneiro e André Girão).
2º Lugar: “Corregedoria SESEC – Efetividade e inovação” da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Autor: Romulo Reis de Almeida, Alan Alencar, Saulo Firmino, Fabiana Teixeira, Ingridi Soares, Luciana Almeida, Jefferson de Sousa e Jorge Lima)
VI – Controle no desempenho de gestão
1º Lugar: “Programa Monitoramento Integrado” do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Equipe: Edgard Lombardi e Larissa de Miranda)
2º Lugar: “Implantação do modelo OKR na Gestão Estratégica da Sefin” da Secretaria Municipal das Finanças (Equipe: Chayanne Matos, Adriana Carneiro, José Nogueira, Ivoneide Fontele, Wellington de Sousa e Nilceu Moreira)
Saiba mais – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a CGM lideraram com 14 iniciativas inscritas, seguidas pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), com quatro. Também participaram do prêmio o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), a Secretaria das Finanças (Sefin), a Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão (Sepog), Fundação de Ciência Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e a Secretaria da Infraestrutura (Seinf).”