Prefeitura de Fortaleza inova ao desenvolver o 1° software de Auditoria Interna Governamental

A ferramenta também estará disponível para a controladoria da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza (CGM) desenvolveu de forma pioneira entre os municípios do Estado do Ceará o primeiro sistema de Auditoria Interna Governamental. A ferramenta que vem otimizar tempo e recursos, integra em uma plataforma única todas as etapas do processo de auditoria, e vai estar disponível agora, para a Controladoria da Assembleia Legislativa (AL). A assinatura do termo de cessão de uso do software aconteceu nessa quinta-feira (06/02) entre a secretária chefe da CGM, Luciana Lobo e a controladora da AL, Silvia Correia.  

 

 

O sistema desenvolvido nesse primeiro momento para uso em computadores via web está dividido em quatro módulos: execução, planejamento, monitoramento e painéis de controle estatístico. Por meio de uma plataforma integrada, é possível gerenciar todas as etapas, desde ao planejamento da auditoria, preparação, definição de cronogramas, desenvolvimento de planos, listas de verificação e a execução. A junção desses processos possibilita a emissão de relatórios e o monitoramento, além do registro de constatações e recomendações. O trabalho de construção do software durou nove meses, desde a ideia em abril de 2018 até a conclusão do módulo inicial, que abrange 70% de toda a ferramenta.

 

Para a secretária chefe da CGM, Luciana Lobo, havia um desafio que era propor um sistema que pudesse contemplar todas as necessidades da administração pública. “Através de uma ação conjunta da equipe de controladoria, que fez um levantamento das necessidades, associada com o trabalho da equipe de TI, foi possível vencer o desafio e apresentar em um sistema único, uma proposta que atendesse de fato as necessidades do serviço público”, destacou Luciana.

 

A controladora da AL, Silvia Helena, ressaltou a importância dessa parceria. “O maior interesse pelo sistema, teve como motivação, o aprimoramento e qualificação dos processos da auditoria interna. Na prática, hoje se perde tempo no levantamento de dados e em aplicação de procedimentos manuais, o que compromete a análise das informações e a proposta de recomendação de melhoria”, ressaltou Silvia.

 

Retratado por meio de um layout simples e intuitivo, foi possível qualificar através do software a equipe de auditores da CGM, em um prazo de sete dias. Após a sua implantação em 2019, foram realizadas 92 auditorias internas em diferentes áreas da gestão, tendo como resultado mais de 1.200 dados catalogados.

 

Fonte:

Prefeitura de Fortaleza
Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM)
Av. Heráclito Graça, 750 – Centro – Fortaleza – CE
Assessoria de Comunicação: (85) 3465 2184
Assessor – Eduardo Lobo (85) 996017659
Jornalista – Especialista em Assessoria de Comunicação
MTE JP 2083/CE