Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Portal da Transparência do DF tem aumento de 33% nas visualizações nos primeiros sete meses do ano
Acessos bateram recorde mais uma vez, chegando a 4,7 milhões
O Portal da Transparência do Distrito Federal, administrado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), teve um aumento de 33% no número de visualizações entre os meses de janeiro e julho, se comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2022, já foram 4,7 milhões de visualizações, contra 3,5 milhões no mesmo período do ano passado. Os assuntos mais acessados dentro do Portal foram “Servidor”, “Despesas” e “Beneficiários de Programas Sociais”.
Após o lançamento da versão mobile do Portal da Transparência, em abril deste ano, a média de usuários também aumentou chegando a 55 mil usuários, contra 46 mil em 2021. A diferença entre visualizações e usuários é que visualização é a quantidade de páginas que cada usuário navegou dentro do Portal da Transparência.
O controlador-geral do DF, Paulo Wanderson Martins, associa os resultados à facilitação de acesso: “Após o lançamento da versão mobile do Portal da Transparência do DF, percebemos um aumento expressivo no acesso por dispositivos móveis. Quanto mais acessível e fácil, mais o cidadão participa e é por isso que temos trabalhado e buscado soluções tecnológicas e inovadoras”, afirmou.
Somente em julho, as versões web e mobile do Portal atingiram juntas 859.146 visualizações, um novo recorde mensal de acessos. O último havia sido em maio deste ano, com 820.412 visualizações.
Uma novidade é que a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) disponibilizou na versão mobile a consulta “Pagamentos”, dentro de “Despesas”, com a informação dos pagamentos realizados no exercício. Já é possível filtrar por órgão, credor e pela data. A versão mobile foi desenvolvida especificamente para o acesso por dispositivos móveis. Diferentemente de quando o site é responsivo, essa versão facilita a navegação e possibilita uma melhor visualização das informações contidas no Portal, como se fosse em um aplicativo sem a necessidade de baixar nada.
“Estamos trabalhando para aperfeiçoar a cada dia os dados, as informações e as buscas no Portal da Transparência, na sua versão mobile, para que todas as pessoas possam acessar com facilidade e encontrar aquilo que buscam”, explica a subcontroladora de Transparência e Controle Social, Rejane Vaz.
O Portal da Transparência conta também com uma superbusca, ferramenta construída de forma similar à busca do Google, que traz de forma simples e rápida as informações do banco de dados do Portal, sem que o usuário necessite de conhecimentos técnicos para encontrá-las. Basta digitar uma palavra e tudo que for relacionado a ela é identificado imediatamente.
cesse transparência.df.gov.br.
Fonte:
Assessoria de Comunicação da Controladoria-Geral do Distrito Federal