Portal da Transparência de MG cumpre sua missão e responde a mais de 1.200 solicitações

Desde a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), o Portal da Transparência da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais recebeu mais de 1.200 pedidos de acesso, sendo respondidas, até o fim de 2012, mais de 92% das solicitações, sendo que as respostas às demais solicitações estão em fase de atendimento. O tempo médio de resposta em 2012 foi menor que o prazo máximo informado na lei, fechando em 14,36 dias (ver quadro).

Em Minas Gerais, o Decreto nº 45.969, de 24 de maio de 2012, que regulamentou a Lei de Acesso à Informação no âmbito do Poder Executivo estadual, exigiu, para a sua concretização no Estado, investimentos em recursos tecnológicos e humanos, além da conscientização dos servidores quanto à sua importância e aplicação em sua atividade diária. E, para assegurar o direito de acesso à informação às pessoas naturais e jurídicas, foi preciso modificar algumas rotinas para adequá-las à Lei e torná-las procedimentos objetivos e ágeis, em linguagem de fácil compreensão.

É importante destacar que, desde 2008, o Estado de Minas Gerais já tem regulamentação obrigando a todos os sítios eletrônicos institucionais a disponibilizarem canal de atendimento eletrônico ao cidadão, utilizado para dúvidas, sugestões, elogios e críticas dos cidadãos a serviços prestados pelo Estado.

2012

Quantidade Percentual
Total de demandas

1265

100,00%

Demandas respondidas

1167

92,25%

Demandas em atendimento

97

7,67%

Sigilo

1

0,08%

Tempo médio de resposta

14,36

dias

Observa-se ainda (quadro abaixo) que a maior parte das informações foi respondida pela própria Controladoria-Geral do Estado, com um percentual de 39,53%. A Secretaria de Estado de Educação foi a segunda colocada no ranking de pedidos, responsável por 30,75% das informações prestadas aos cidadãos mineiros.

Órgão Quantidade Percentual
Controladoria-Geral do Estado

500

39,53%

Secretaria de Estado de Educação

389

30,75%

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão

102

8,06%

Secretaria de Estado de Fazenda

57

4,51%

Secretaria de Estado da Saúde

26

2,06%

Secretaria de Estado de Governo

22

1,74%

Secretaria de Estado de Defesa Social

19

1,50%

Departamento de Estadas de Rodagem

16

1,26%

Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas

12

0,95%

Polícia Civil de Minas Gerais

10

0,79%

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico

10

0,79%

Outros

102

8,06%

Canais de solicitações

Segundo o Decreto nº 45.969, as solicitações de acesso à informação em Minas Gerais podem ser realizadas através de três formas: presencial, telefônico e eletrônico. O atendimento presencial é realizado através das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) disponíveis em diversas regiões do Estado; o telefônico é realizado pelo LigMinas (155), canal já instituído de comunicação com o cidadão; e o eletrônico através do Portal da Transparência

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Informações para a imprensa:

Texto: Ascom CGE Minas Gerais

Telefones:  (31) 3915-8944

Site: http://controladoriageral.mg.gov.br/

 
Assessoria de Comunicação CONACI:  Aline Cesconetto  –  Contato
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