Piauí: Seminário orienta gestores estaduais sobre controle interno

Teve início, na manhã desta quinta-feira (19), o Seminário de Controle Interno voltado para gestores e servidores do Estado do Piauí. O governador Wellington Dias participou da abertura do evento, que segue até esta sexta-feira (20).

Realizado pela Gerência de Controle Interno da Controladoria-Geral do Estado em parceria com a Escola de Governo da Secretaria de Administração, o Seminário tem como objetivo orientar os gestores e servidores para uma melhor condução de suas ações para garantir a regularidade do Estado.

Hoje, as palestras foram direcionadas aos gestores e diretores administrativo-financeiros dos órgãos e entidades. Após o pronunciamento do governador Wellington Dias, do controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, e do secretário de Administração, Franzé Silva, o auditor federal do Tribunal de Contas da União, Renato Chaves, deu início às palestras abordando questões importantes do controle interno e gestão pública contemporânea, complementado pelo controlador-geral do Estado que abordou sobre a importância do fortalecimento do controle interno.

Em seguida, foi a vez do secretário de Planejamento do Estado, Antônio Neto, abordar o planejamento do Estado para 2015 e o Plano Plurianual para o quadriênio 2016-2019. Os auditores da CGE, Marcelo Sekeff e Nuno Kauê, falaram também sobre gestão de pessoas; Hamon Stelitano abordou aspectos relevantes das contratações públicas; e, ao final do Seminário, os auditores da CGE, Kilmer Távora e Inácio Carvalho, e a superintendente de Projetos, Viviane Moura, da Secretaria de Governo, explicaram aspectos referentes a convênios, contratos de gestão e as parcerias público-privadas.

Para o controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, o encontro serviu para mostrar as práticas do dia a dia que os gestores devem institucionalizar nos órgãos para que funcionem dentro da legalidade. Destacou, ainda, a importância do controle interno e da atuação dos Núcleos de Controle nos órgãos, como “braços da Controladoria”.

“O seminário foi um pedido do governador, no início da gestão, que visa mostrar as ferramentas de controle interno para prevenção de falhas e irregularidades e as obrigações que devem serem cumpridas pelos gestores para que não haja responsabilização”, disse o controlador-geral do Estado, ao acrescentar que o seminário não tem a pretensão de esgotar os assuntos.

“O seminário visa despertar e conscientizar da importância dessas temáticas para a melhoria da gestão pública. Em momentos mais oportunos serão feitos treinamentos específicos para os temas mais relevantes, como os relacionados a obras públicas”, complementou.

Amanhã (20), segundo e último dia do Seminário, o público-alvo será os servidores dos setores contábil, financeiro e de controle interno. Na ocasião, serão abordados assuntos relativos ao planejamento e execução orçamentária.

——————————–

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGE-PI

Telefone: (86) 9941 9019 | (86) 3211 0590 | (86) 3211 0770

E-mail: anavirginia@cge.pi.gov.br

Site: www.cge.pi.gov.br