Piauí: Portal da Transparência teve mais de 40 mil acessos em 2014

O Portal da Transparência do Estado do Piauí contabilizou, entre os meses de janeiro e julho de 2014, mais de 40 mil acessos. O número é resultado de uma transformação pela qual o site tem passado nos últimos meses com a finalidade de melhorar a usabilidade e consequentemente o acesso a informações por parte do cidadão.

Segundo o aplicativo utilizado na elaboração das estatísticas de acesso, até a metade do mês de julho, o Portal da Transparência teve 40.964 acessos, sendo o mês de maio o que apresentou maior número de visitas, totalizando 7.962. No primeiro semestre foram registrados 38.093 acessos, com uma média de 6.348 visitas.

O Portal da Transparência é uma ferramenta bastante útil à população, pois através dele é possível acompanhar a gestão dos recursos públicos no âmbito do Poder Executivo Estadual. No site encontram-se disponíveis informações de despesas públicas, transferências constitucionais e legais do Estado aos municípios, relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal, Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual, bem como dados sobre licitações e obras realizadas pelo Estado, remuneração dos servidores, convênios e receita bruta arrecadada.

Para Márcio Barros, auditor governamental da área de TI da Controladoria Geral do Estado, o site passou, nos últimos meses, por uma reformulação completa com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão aos gastos públicos. “O portal está mais simples. Melhoramos critérios como a usabilidade e a disponibilização do conteúdo, gerando novas ferramentas de busca ao cidadão. Essas mudanças tiveram impacto direto na forma como o usuário acessa o portal”, informa Márcio Barros, acrescentando que a nova versão também disponibiliza dados através de gráficos, comparativos e percentuais de determinados itens de despesas sobre o todo. “Dessa forma, temos informações mais gerenciais e didáticas à disposição do público”.

As melhorias implementadas possibilitaram ao Portal o reconhecimento em nível nacional. Em avaliação realizada este ano pela ONG Contas Abertas, o Piauí conseguiu sair da lanterna do ranking dos Portais da Transparência, onde figurava no 24º, e saltou para o 5º lugar, ficando atrás apenas do Espírito Santo, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina.

“Nosso objetivo agora é melhorar ainda mais a forma como os cidadãos acompanham a aplicação dos recursos do erário. Percebemos que não basta ter a informação disponível de forma on-line, é preciso fazer com que esta seja facilmente encontrada e que o público possa avaliar, a partir de mecanismos do próprio site, a eficiência e eficácia da gestão dos gastos públicos”, completa o auditor da CGE.

————————————————————–

Informações para a imprensa:

Tríade Comunicação

Telefone: (27) 3636-5354 / (27) 3225-0099

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Virgínia Santos – Assessora da CGE Piauí

Telefone: (86) 3211-0590  / (86) 3211-0770