O governador do Piauí, Wellington Dias, assinou, na última segunda-feira (27), decreto que reestrutura o sistema de controle interno do Poder Executivo estadual. O documento tem como objetivo apoiar o governo a enfrentar riscos e fornecer segurança e eficiência nas ações estaduais evitando o desperdício e o mau uso.
De acordo com o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, o decreto é uma mudança de cultura no Executivo. “Foi feito um estudo sobre as melhores práticas nacionais e internacionais. E o governador reconhece a importância da controladoria interna como órgão de apoio à regularidade e que ajuda a tornar as ações mais eficientes. O Estado inova ao exigir que os órgãos tenham na sua equipe pessoas capacitadas na área e também torna os despachos on-line”, disse Bernardes.
Para o governador, esta reestruturação apoia os gestores e permite organizar uma rede de controle com núcleos definidos. “Esse decreto permite organizar dentro do Estado uma rede de controle que tem o papel de auxiliar cada processo, licitação e convênio para que os órgãos tenham respeito à legalidade e possam preencher todos os parâmetros da lei e atingir o seu objetivo. Ganha a população e ganha o gestor que evita responder processo”, enfatiza Wellington.
A Controladoria-Geral do Estado foi um órgão criado na primeira gestão de Wellington Dias como governador. “A Controladoria foi criada para apoiar o Poder Executivo e analisa internamente todas as contas para que, quando seja feita a análise e prestação de contas junto ao Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa e para a sociedade, estejam dentro da conformidade”, relatou o governador.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da CGE-PI
Telefone: (86) 99941 9019 | (86) 3211 0590 | (86) 3211 0770
E-mail: anavirginia@cge.pi.gov.br; jorn.virginiasantos@gmail.com
Mais informações sobre o Conaci:
Ane Ramaldes
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (21) 97500-4402