Piauí: Controlador propõe regulamentar metodologia para fortalecer órgãos de CI do Brasil

O controlador-geral do Estado do Piauí, Darcy Siqueira, está em Brasília onde participa, até esta sexta-feira (29), do Seminário “O Sistema de Controle Interno no Brasil – avanço por mais eficiência”, promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) em parceria com Banco Mundial.

Na quinta-feira (28), foram apresentados os resultados, as análises e os planos de ação das avaliações feitas nas Controladorias do Piauí, Maranhão e Minas Gerais. Os três órgãos de Controle Interno foram escolhidos como piloto no Projeto do Conaci e Banco Mundial para implementação do Modelo de Maturidade de Auditoria Interna para o Setor Público (IA-CM).

Como membro do Grupo de Trabalho do Conaci – Banco Mundial, Darcy Siqueira apresentou a proposta de regulamentação de aplicação do IA-CM no âmbito do Conaci, contendo os caminhos de todo o processo pelo qual as Controladorias-Piloto passaram. O GT é coordenado pelo secretário executivo da Controladoria-Geral do Município de Fortaleza, Wilfrido Rocha, que acompanhou a consultora internacional Elizabeth MacRae e a representante do Banco Mundial, Maria João Kaizeler, nas visitas in loco.

“Nós propusemos um regulamento interno da aplicação da matriz do IA-CM, dispondo sobre como consiste a autoavaliação, a avaliação dos pares, a emissão dos relatórios, a análise, o plano de ação de implementação, os participantes e a periodicidade da aplicação”, explicou o controlador, ao ressaltar a importância da ferramenta para o fortalecimento do controle interno no país.

“A proposta objetiva uniformizar os procedimentos no âmbito da aplicação da matriz IA-CM e propiciar benefícios para o sistema de Controle Interno no Brasil. A ideia é que a ferramenta possa dar contribuição decisiva para criação de um rol de boas práticas comuns a serem perseguidas, fortalecendo os órgãos de Controle Interno junto à sociedade e demais instituições”, disse o controlador.

A proposta será discutida no Fórum de Titulares do Conselho, que será realizado em julho, na sede da Controladoria Geral da União, em Brasília, ocasião em que também será definida uma comissão da Coordenação Geral do projeto, tornando-o permanente no Conaci.

——————————–

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGE-PI

Telefone: (86) 9941 9019 | (86) 3211 0590 | (86) 3211 0770

E-mail: anavirginia@cge.pi.gov.br

Site: www.cge.pi.gov.br