Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Piauí: CGE recebe orientações do Banco Mundial em Brasília
A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE-PI) foi um dos três órgãos de controle interno do Brasil escolhidos para serem avaliados pelo Banco Mundial. O objetivo é aprimorar os procedimentos e ações de controle, com base em padrões internacionais de acordo com o modelo do COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission).
Desde a quarta-feira (11), o controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, e dois auditores da CGE estão reunidos com membros do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Banco Mundial, em Brasília, onde participam, até a sexta-feira (13), de treinamento para realizarem autoavaliações na Controladoria.
A avaliação faz parte de um acordo firmado entre o Banco Mundial e o Conaci, que tem por objetivo desenvolver os controles internos das instituições governamentais visando ao aprimoramento da gestão pública, sob os aspectos da integridade das informações, da transparência e da eficácia das ações.
Os auditores Alexandre Chaves e Márcio Rodrigo Souza foram designados pelo controlador para avaliar o ambiente de controle interno da CGE-PI. Após a consolidação das informações, o Banco Mundial vai elaborar relatórios com as conclusões, planos de ação e recomendações.
“Depois da capacitação dos auditores, que acontece até a sexta-feira, a CGE receberá consultoria que vai avaliar a Controladoria e discutir onde devemos melhorar e aperfeiçoar os mecanismos de controle interno”, informou Darcy Siqueira.
Para Darcy Siqueira, as práticas de controle interno da CGE-PI servirão de modelo para todo o país. “Nós estamos nos dispondo a contribuir para a melhoria das controladorias como um todo. O Banco Mundial fará essa avaliação para ter um diagnóstico das controladorias. Para isso, estabeleceu, previamente, os níveis em que elas estão. De um a cinco, a CGE/PI está no nível 3, que é intermediário. Ao final, a CGE-PI será uma referência para os outros órgãos de controle”, complementou o controlador.
——————————–
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da CGE-PI
Telefone: (86) 9941 9019 | (86) 3211 0590 | (86) 3211 0770
E-mail: anavirginia@cge.pi.gov.br