Piauí: CGE lança manuais de orientações para os gestores

Durante o Seminário de Controle Interno, que se iniciou na manhã desta quinta-feira (19), o controlador-geral do Estado do Piauí, Darcy Siqueira, apresentou a terceira edição do Manual “O que todo gestor deve saber” e o Módulo Orçamentário e Financeiro do Manual do Gestor Público.

Elaborados por auditores da Controladoria-Geral do Estado (CGE-PI), as publicações dão orientações práticas aos gestores estaduais, consistindo numa ação de caráter preventivo.

O Manual “O que todo gestor deve saber” é um resumo, de forma objetiva e sucinta, do Manual do Gestor Público e apresenta legislações atualizadas quanto a licitações, contratos e convênios, gestão de obras públicas, despesas, receitas e gestão patrimonial.

O Módulo Orçamentário e Financeiro aborda questões relativas ao orçamento público, apresentando as leis orçamentárias, a relação com a Lei de Responsabilidade Fiscal, dentre outros aspectos como receitas e despesas públicas.  A grande novidade dessa publicação foi a elaboração de fluxos de processos das despesas mais recorrentes no dia a dia da atividade administrativa, tais como compras e serviços em geral, diárias, passagens aéreas, dentre outros.

Segundo Darcy Siqueira, os manuais elaborados pela CGE servirão de apoio para as ações dos gestores. “Esses manuais sintetizam informações necessárias para uma boa gestão, dentro da legalidade, e com a finalidade de otimizar os recursos existentes para evitar desperdícios. O Manual ‘O que todo gestor deve saber’ tem um calendário das obrigações que devem ser cumpridas para que o Estado não seja penalizado. São obrigações que, se descumpridas, pode incluir o Estado no CAUC, por exemplo. Isso compromete toda a administração pública”, disse o controlador.

——————————–

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGE-PI

Telefone: (86) 9941 9019 | (86) 3211 0590 | (86) 3211 0770

E-mail: anavirginia@cge.pi.gov.br

Site: www.cge.pi.gov.br