Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Piauí: CGE capacita servidores para realização de licitações e contratos
A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE PI) encerrou na última sexta-feira (10) a primeira turma do treinamento “Tópicos Práticos de Licitações e Contratos”. Oitenta servidores do Poder Executivo Estadual participaram da capacitação, ocasião em que receberam o “Manual de Obras – Módulo Licitações e Contratos”, desenvolvido pela CGE PI. O curso aconteceu na Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado, entre os dias 8 e 10 de outubro.
Na próxima semana a capacitação será realizada com outros 80 servidores, mas devido à grande procura, o controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, junto com a Gerência de Controle Interno da CGE PI, está avaliando a possibilidade de abrir novas turmas. “Vamos trabalhar para que mais servidores sejam capacitados para garantir o controle preventivo dos recursos do Poder Executivo”, afirmou.
Na quarta-feira (8), primeiro dia do curso, o chefe da Procuradoria de Licitação e Contratos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE PI), Fernando Rocha, abordou tópicos práticos sobre licitações e ressaltou a importância de se obedecer à formalidade para a realização das licitações.
Na quinta-feira (12), o procurador do Estado, Leonardo Gonçalves, mostrou a importância das boas práticas em Contratações Administrativas, apresentando os principais problemas na execução de contratos e como solucioná-los. “Todos os problemas alteram o equilíbrio financeiro do Estado e até mesmo desvirtua o processo licitatório”, alerta o procurador.
Nesta sexta-feira (10), o auditor governamental da CGE PI, Márcio Rodrigo Souza, e o procurador do Estado, Paulo Ivan da Silva, orientaram os servidores sobre a gestão de contratos de terceirização de serviços e contratos por tempo determinado.
Márcio Rodrigo mostrou que produtos e serviços respondem por 89% dos tipos de contratos realizados pelo Estado. Para isso, ele orientou os serviços que podem ser terceirizados e mostrou as respectivas legislações que os servidores devem seguir para as contratações. Segundo Souza, não basta apenas realizá-los. “As primeiras ações que devemos tomar para garantir a efetividade dos contratos é conhecê-los e gerenciá-los. Para geri-los, é importante que se faça um diagnóstico de nossas necessidades, mapear os riscos, além de ter um controle integrado das contratações e fiscalizar a execução”, disse o auditor.
———————————————————-
Informações para a imprensa:
Tríade Comunicação
Telefone: (27) 3225-0099
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Texto: Virgínia Santos – Assessora de Comunicação da CGE Piauí
E-mail: anavirginia@cge.pi.gov.br
Telefone: (86) 9941 9019 | (86) 3211 0590 | (86) 3211 0770