Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Piauí: CGE adota modelo internacional para fortalecer controle interno no Estado
A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE-PI) está iniciando um processo que visa elevar a maturidade da Atividade de Auditoria Interna por meio do modelo internacional IA-CM (Modelo de Maturidade de Auditoria Interna para o Setor Público).
Para iniciar esse processo, o controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, instituiu uma comissão de nove auditores que ficará responsável pela implementação das recomendações contidas no relatório prévio de diagnóstico promovido pelo Banco Mundial. O diagnóstico apontou melhorias possíveis aos serviços oferecidos, ao gerenciamento de pessoal, às práticas profissionais utilizadas, à medição de resultados e performance do desempenho, bem como às relações interorganizacionais e às práticas de governança.
O auditor governamental Alexandre Chaves, que está coordenando os trabalhos, explica que o modelo IA-CM é internacionalmente aceito e a autoavaliação foi necessária para diagnosticar o nível de maturidade do Controle Interno no Estado.
“A visita da consultora do Canadá e do Banco Mundial, na semana passada, visou validar uma autoavaliação que nós tínhamos feito no Estado. Eles concluíram que o trabalho de autoavaliação foi bem sucedido, pois pontuamos corretamente em que nível estamos. Agora, temos uma lista de afazeres no intuito de subir nível a nível. A comissão existe para pontuarmos o que devemos fazer para chegar ao nível de excelência”, disse.
Nesta etapa, a CGE se propõe a aperfeiçoar as práticas e procedimentos para fortalecer o controle interno no Estado. “Assumindo que o modelo IA-CM reflete uma realidade onde o órgão que está no nível 2 está melhor que o nível 1, assim como o que está no nível 5 está melhor do que todos os outros, a expectativa é ter uma CGE mais efetiva, mais otimizada, uma CGE cada vez mais atuante, motivadora para se trabalhar e organizada. Estamos utilizando esse modelo como diretriz, confiando de que o resultado vai ser um órgão cada vez mais estruturado, melhor”, completa.
——————————–
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da CGE-PI
Telefone: (86) 9941 9019 | (86) 3211 0590 | (86) 3211 0770
E-mail: anavirginia@cge.pi.gov.br
Site: www.cge.pi.gov.br