Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Pernambuco: Servidores participam de treinamento sobre Lei Anticorrupção
Com compromisso de prevenir e combater a corrupção, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE) vem investindo em ferramentas e na capacitação de servidores para atuar com efetividade. Na última semana, servidores da SCGE participaram de treinamento sobre Processo Administrativo de Responsabilização de Pessoas Jurídicas (PAR), numa parceria com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (antiga CGU). O processo tem previsão na Lei Anticorrupção e visa a apuração de responsabilidade administrativa de pessoa jurídica na prática de ilícitos contra o Poder Executivo.
O treinamento foi realizado tendo como plano de fundo a Lei Anticorrupção Federal nº 12.846/13. Entre as temáticas tratadas, além do PAR, estão Sistema Anticorrupção Brasileiro, penalidades administrativas e civis, programas de integridade, acordo de leniência, entre outros. “A SCGE, órgão central de controle interno, tem entre as suas competências a prevenção e o combate à corrupção e a defesa do patrimônio público. Diante dessa missão, a participação em treinamentos como este é importante e necessário, uma vez que vai fornecer subsídios para um melhor desempenho daqueles que exercem as atribuições de investigação”, detalhou o secretário-executivo da SCGE, Caio Mulatinho, que participou do curso.
Em Pernambuco, a minuta da Lei Estadual Anticorrupção está sendo trabalhada. O documento tem como base o texto elaborado pela SCGE, junto com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). A criação da lei fortalece a SCGE, órgão central de controle interno, que tem entre as suas competências a prevenção e o combate à corrupção, a defesa do patrimônio público e o fomento ao controle social. A partir da homologação, a SCGE terá autonomia para instaurar e/ou avocar os Processos Administrativos de Responsabilização (PAR) para apuração de atos ilícitos praticados por empresas no âmbito do Poder Executivo Estadual, com aplicação de penalidades.
A atuação da SCGE nessa área foi fortalecida através da Lei Estadual nº 15.452, de 2015, que para aperfeiçoar as atividades relativas ao setor criou a Diretoria de Correição (DCOR), visando ampliar a discussão acerca do combate à corrupção e desenvolver o modelo de correição no âmbito estadual.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da SCGE – PE
E-mail: juliana.alima@cge.pe.gov.br
Telefone: (81) 3183.0941 / 9.8494.1978/ 9.9984.4813
Site: www.scge.pe.gov.br
Mais informações sobre o Conaci:
Ane Ramaldes
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (27) 99973-4547