Pernambuco: SCGE promove encontro de ouvidores no Sertão pernambucano

A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE), por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), levou para o município de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, as discussões sobre o papel da ouvidoria como instrumento de gestão e participação social.

O assunto foi apresentado no 2º Encontro Ouvidoria em Ação. A iniciativa pretende estimular a implantação de ouvidorias principalmente nas prefeituras do interior, fomentando a participação social e garantindo o exercício do direito à cidadania em todas as esferas do poder público. Além disso, interioriza a atuação da OGE, mantendo o diálogo do cidadão da região com o Governo do Estado. O encontro reuniu dezenas de profissionais interessados na temática ou que atuam na área, sobretudo das prefeituras da região, superando a expectativa de público.

“Uma boa gestão se faz com a participação da sociedade. As manifestações registradas através da ouvidoria são fundamentais para a melhoria do serviço público. O governador Paulo Câmara tem procurado ouvir e atender, sempre que possível, as necessidades da população tanto da capital quanto do interior”, ressaltou o secretário da Controladoria-Geral do Estado e Ouvidor-Geral do Estado, Ruy Bezerra. Ainda de acordo com ele, a OGE dará orientação aos municípios interessados em implantar o serviço.

O prefeito do município, José Patriota, participou da abertura do evento e também destacou o papel da ouvidoria. “O fortalecimento das ouvidorias representa mais um elemento para construirmos uma verdadeira democracia representativa e participativa, com ampla interlocução social”, declarou.

O evento contou com duas palestras e uma mesa de debates. A diretora de Ouvidoria e Controle Social em exercício da SCGE, Zélia Correia, ministrou a palestres “Ouvidoria-Geral do Estado como instrumento de gestão pública e participação social”. Já ouvidora da Prefeitura de Afogados, Maria José Cerquinha, coordenou, junto com o servidor do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria, Abelardo Lessa, um painel sobre “Implantação de ouvidorias municipais e experiência da OGM de Afogados da Ingazeira”. Por fim, os professores do curso de direito da Faculdade Integrada do Sertão (FIS) Renato Godoy, Luís Pereira e Manoel Arnóbio debateram sobre o tema “Democracia e participação social”.

“O encontro foi ao Pajeú para disseminar o que é a ouvidoria, sua importância como instrumento de gestão e ferramenta de controle social. Hoje, Afogados tem sua ouvidoria em funcionamento e o intuito é levar aos outros municípios o conhecimento e a necessidade da implantação de Ouvidorias municipais”, disse a diretora.

Entre as prefeituras que enviaram representantes para o encontro estão Arcoverde, Tuparetama, Tabira, Serra Talhada, Triunfo, Carnaíba, Solidão, Iguaracy, Itapetim e Quixaba. Participaram também ouvidores da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual e os ouvidores do Ministério Público e Pernambuco (MPPE) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O evento contou com o apoio da Prefeitura do Município de Afogados da Ingazeira.

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da SCGE – PE

E-mail: juliana.alima@cge.pe.gov.br

Telefone: (81) 3183.0941 / 9.8494.1978/ 9.9984.4813

Site: www.scge.pe.gov.br

Mais informações sobre o Conaci: 

Ane Ramaldes

Assessora de Comunicação

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Telefone: (27) 99973-4547