Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Pernambuco recebe visita de Provedor de Justiça de Moçambique
Com o objetivo de conhecer o trabalho de controle interno e ouvidoria realizados em Pernambuco, a Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE) recebeu nesta segunda-feira (24) a visita do Provedor de Justiça de Moçambique, na África, José Abudo. A visita foi viabilizada através da Cooperação Alemã-GIZ. José Abudo é membro do Conselho Superior da Magistratura Administrativa de Moçambique e foi juiz-conselheiro do Tribunal Administrativo de Moçambique.
Acompanhado de Carlos Maurício Figueirêdo, do Programa de Descentralização-Moçambique e especialista internacional em controle externo e interno, o provedor de justiça conheceu todo o trabalho realizado na Controladoria. Pela manhã, foi feita apresentação sobre o Sistema de Controle Interno. “Mostramos como é feito o nosso trabalho, os instrumentos de atuação e as ferramentas utilizadas”, explica o secretário Djalmo Leão. O provedor teve a oportunidade de conhecer o modelo de gestão integrada realizado por Pernambuco.
Na parte da tarde, José Abudo assistiu apresentação sobre a Rede de Ouvidorias do Estado. Foi mostrada toda a evolução da rede, desde 2007, quando ela foi criada, até o momento em que passa por processo de transferência da Secretaria de Articulação Social e Regional (SEART) para a SCGE. O provedor também conheceu a estrutura do Governo de Pernambuco, que possui 87 órgãos e 63 ouvidorias. A meta é que até dezembro deste ano, todos os órgãos tenham suas ouvidorias. Também foram apresentados os sistemas utilizados pela rede. O Provedor de Justiça de Moçambique aproveitou a ocasião para falar sobre o desafio de implantar ouvidorias em seu país. “Contamos com 11 províncias e 130 distritos, mas vi dados muito importantes aqui que podem ajudar no processo”, disse.
Nesta terça-feira (25), José Abudo visita o Tribunal de Contas do Estado (TCE – PE). O provedor vai conhecer ainda as ouvidorias da Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas da União, em Brasília.
…………………………………………………………………………………………………………………Informações para a imprensa:
Texto: Juliana Preto| juliana.preto@cge.pe.gov.br
Telefones: (81) 3183-0941 | (81) 9632-0762
Site: www.cge.pe.gov.br
Assessoria de Comunicação CONACI: Aline Cesconetto – Contato Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099 Foto: Juliana Preto