Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Pernambuco: Plano de Monitoramento de Gastos com novas diretrizes para 2017
O Plano de Monitoramento de Gastos (PMG) do Governo de Pernambuco está sendo executado com um modelo diferente daquele que foi trabalhado em 2016. Coordenado pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), o PMG este ano tem como foco orientar os gestores e auxiliar as unidades gestoras no cumprimento dos tetos financeiros pactuados com a Câmara de Programação Financeira (CPF), que é vinculada ao Núcleo de Gestão do Governo. O plano tem como objetivo propor ações para a melhoria da qualidade dos gastos, contribuindo para as manutenções do equilíbrio financeiro do Estado e das políticas públicas.
“A melhoria da qualidade do gasto tem sido uma preocupação do Governador Paulo Câmara, sobretudo diante do cenário econômico atual. Essas iniciativas têm garantido a execução das políticas públicas, minimizando os reflexos da crise para o cidadão”, destacou o Secretário da Controladoria-Geral do Estado, Ruy Bezerra. Entre as ações que serão desempenhas pela SCGE estão a realização de estudos técnicos nas etapas de autorização da despesa pública, visando a qualidade da racionalização dos gastos, que irão subsidiar a Câmara de Programação Financeira (CPF); a projeção de despesas por ficha financeira e ainda a comparação de custos de serviços ou de aquisições.
Além disso, a equipe da SCGE irá identificar oportunidades de economia e racionalização dos gastos, ajudando na adoção de medidas adequadas aos tetos estabelecidos. “O trabalho é realizado em parceria com as unidades gestoras e, com isso, a cultura da qualidade do gastos já passou a fazer parte do planejamento das secretarias. Essa mudança vem trazendo bons resultados’, avaliou a Diretora de Controle da Qualidade do Gasto (GCQG), Elisângela Lobo.
Os tetos de controle de despesa são definidos para todo o exercício e reavaliados bimestralmente, de acordo com o desempenho da receita estadual. Todas as diretrizes foram estabelecidas por meio do Decreto Estadual nº 44.279, de 3 de abril de 2017.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da SCGE – PE
E-mail: juliana.alima@cge.pe.gov.br
Telefone: (81) 3183.0941 / 9.8494.1978/ 9.9984.4813
Site: www.scge.pe.gov.br
Mais informações sobre o Conaci:
Ane Ramaldes
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (21) 97500-4402