Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Pernambuco: EREM Professor Trajano de Mendonça recebe projeto “Controladoria em Ação”
Cerca de 200 estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Trajano de Mendonça, no bairro de Jardim São Paulo, no Recife, participarão de uma atividade que vai levar orientações e esclarecimentos sobre combate à corrupção, cidadania, acesso à informação, controle social e transparência pública. A iniciativa, que acontece na próxima terça-feira (4), faz parto do projeto “Controladoria em Ação”, promovido pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE). Além das apresentações, ainda vai ser possível fazer registro de manifestações de ouvidoria no local.
A ação tem como principal objetivo aproximar a sociedade da administração pública por meio, especialmente, da ouvidoria ativa e do fomento ao controle social. Nesse primeiro momento, seis escolas da rede estadual de ensino da Região Metropolitana e Zona da Mata Norte foram escolhidas para receber a iniciativa. “Nossa intenção é dialogar abertamente com a população e, nesse caso, estimular os estudantes a serem cidadãos mais ativos, conscientes e críticos. O controle social pode e deve ser desenvolvido por todas as pessoas, contribuindo para uma melhoria da gestão pública”, explicou a secretária da Controladoria-Geral do Estado, Érika Lacet.
Na EREM Professor Trajano de Mendonça, as palestras abordarão temas como “Cidadania e combate à corrupção”, que será apresentado pelos servidores Jeilson Silva e Luciana Silva, da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão, vinculada à Diretoria da Ouvidoria-Geral (DOGE/SCGE); e “Controle da merenda escolar terceirizada”, apresentado por Karlos Aragão, chefe da Unidade de Promoção da Qualidade do Gasto da SCGE. As atividades acontecerão nos turnos da manhã e tarde.
CRONOGRAMA – O “Controladoria em Ação” teve início no dia 22 de maio, na EREM Professor Alfredo Freyre, no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife. Até o mês de setembro, o projeto será levado para outras quatro escolas da rede: EREM Aderico Alves de Vasconcelos (Goiana), dia 11/06; Escola Técnica Estadual (ETE) Governador Eduardo Campos (São Lourenço da Mata), dia 08/08; ETE Jurandir Bezerra Lins (Igarassu), dia 14/08; e EREM Edson Moury Fernandes (Jaboatão dos Guararapes), dia 10/09.
TESTE – Aproveitando a temática de combate à corrupção, a SCGE preparou um teste surpresa para tentar identificar o nível de honestidade dos estudantes da Trajano de Mendonça. Desde o início da manhã desta sexta-feira (31) foram colocados bombons numa área de circulação da escola e afixado um cartaz para que os próprios alunos peguem e paguem o produto, sem intermediários. Não tem vendedor, nem câmera vigiando. É só pegar e depositar o dinheiro na caixa ao lado. A contabilização do que foi vendido e do que foi arrecadado será feita e o resultado será apresentado aos próprios estudantes durante a atividade na terça-feira.
Fonte:
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99849.0175