Pernambuco: Controle interno nacional discutido em seminário no Recife

Promover o desenvolvimento do controle interno no País, por meio da conscientização dos gestores sobre a sua importância para alcançar resultados de forma segura e transparente. Com este objetivo, será realizado na próxima sexta-feira, dia 10 de maio, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), o “I Seminário de Controle Interno – Control/Conaci“, tendo como tema principal “Observatório da Despesa Pública e IA-CM: modelos de atuação e fortalecimento do controle interno”. O evento é uma promoção do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e do Banco Mundial, sendo organizado, em Pernambuco, pela Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE)A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo link https://bit.ly/2UGoZNi.

Recife será a segunda capital do País – a primeira foi Natal (RN) – a receber o seminário. Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) Rio de Janeiro (RJ) devem sediar outras edições do evento até o mês de junhopróximo. Em Pernambuco, a atividade é direcionada aos servidores da SCGE, além de convidados do TCE-PE, de controladorias municipais e responsáveis pelo controle interno de órgãos da administração pública estadual. “Nossa expectativa é trazer mais de 200 participantes para esse encontroque visa fomentar a padronização de conceitos entre os profissionais da área, disseminando as melhores práticas internacionais na matéria”, pontuou a secretária da Controladoria-Geral de Pernambuco, Érika Lacet.

A programação te início às 9h30, com a palestra de Rodrigo Dutra, do Conaci, que abordará o tema “IA-CM (Modelo de Capacidade de Auditoria Interna): a implementação do modelo em Santa Catarina e a experiência do governoindonésio”. Às 10h30, Lúcio Pinhotambém do Conselho, fala sobre “Impactos estratégicos da auditoria interna para a gestão”. A terceira e última palestra da manhã será às 11h30, com Philype Castelo Branco, do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), abordando a temática “A nova Lei de Proteção de Dados e os impactos no controle interno”.

Depois do intervalo de almoço, a programação será retomada às 14h30, com Cleomar Viana Batista, da Controladoria Geral da União (CGU), falando sobre “Rede do Observatório de Despesa Pública (ODP): metodologia e atuação”. Na sequência, às 15h30, Taciana Amorim e Hugo Santiago, ambos da SCGE, apresentarão o tema ODP Pernambuco: agente fortalecedor das macrofunções do Controle Interno”. Fechando o seminário, às 17h, ocorre a palestra de Caio Augusto, da ODP Recife, que falará sobre a experiência do observatório na Prefeitura do Recife.

OPORTUNIDADE – A recepção dos participantes e a condução dos trabalhos do “I Seminário de Controle Interno – Control/Conaci” ficará por conta de alunos do curso técnico em Eventos da Escola Técnica Estadual Alcides do Nascimento Lins, localizada no município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife (RMR).

Na ocasião, estudantes do 3º ano do ensino médio terão a oportunidade de colocar em prática parte do conteúdo aprendido em sala de aulaPara a realização da atividade, foi feito um acordo entre a coordenação da Escola de Controle Interno e a direção da unidade de ensino. “É importante que os alunos participem de momentos como esse para aplicarem, de fato, os conhecimentos adquiridos durante o curso. O seminário proporcionará novas vivências e experiências profissionais a estes jovens”, destacou a coordenadora da ECI, Karla Sabino.

Serviço

Evento: I Seminário de Controle Interno – Control/Conaci

Temática: Observatório da Despesa Pública e IA-CM: modelos de atuação e fortalecimento do controle interno

Data: 10 de maio de 2019

Local: Auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE)

Horário: 8h (credenciamento) / 9h30 (início das palestras)

Fonte: 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)

E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br

Fone: (81) 3183.0941 / 99849.0175