Participa DF vem para revolucionar relacionamento entre cidadão e GDF

Nova Plataforma, lançada pela CGDF, unifica sistemas e facilita a vida do cidadão do DF

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) lançou na última quarta-feira (7/12) o Participa DF (www.participa.df.gov.br), a nova Plataforma do Governo do Distrito Federal (GDF) desenvolvida para facilitar a vida do cidadão do DF. O evento ocorreu no Salão Branco do Palácio do Buriti com a participação do vice-governador do DF, Paco Brito; do controlador-geral do DF, Daniel Lima, e outras autoridades.

O vice-governador Paco Brito elogiou a nova Plataforma, enaltecendo que essa entrega é um avanço do Governo: “O Participa DF é mais uma prova de que o Governo trabalha em conjunto com o povo. Estamos cada dia simplificando mais a gestão e é esse nosso objetivo, sermos cada vez mais assertivos, tanto para a população quanto para nossos servidores. Investimentos assim proporcionam uma grande melhora na agilidade para o tratamento das demandas de ouvidoria e de acesso às informações”.

O Participa DF foi pensado para abrigar os sistemas OUV-DF, de demandas de ouvidoria, e e-SIC, de pedidos de acesso à informação (LAI) no DF, em um só lugar, agilizando a vida do cidadão. A nova Plataforma vem para modificar a forma com que as pessoas participam do Governo do Distrito Federal, pois além de todas essas facilidades, traz ainda uma inovação importante: a partir de agora, ao fazer o registro de ouvidoria, o usuário passa a contar com a IZA, a inteligência artificial que foi treinada pelos ouvidores do GDF para compreender as necessidades da população.

Para o controlador-geral do DF, Daniel Lima, o Participa DF vem para revolucionar o relacionamento entre o cidadão e o GDF. “Essa é uma entrega histórica, pois demonstra o compromisso do Governo com o cidadão. Não queremos apenas entregar soluções para as pessoas, queremos que elas façam parte dessa solução, pois só assim a nossa entrega vai ao encontro das necessidades do cidadão do DF. Hoje o Participa DF vai facilitar a participação das pessoas: é o cidadão no controle, participando, fiscalizando e manifestando suas necessidades”, ressalta o controlador-geral.

O ouvidor-geral interino da União, Marcos Lindemeyer, destacou que a União está sempre se espelhando na Ouvidoria-Geral do DF para melhorar a vida de cidadãos pelo Brasil: “O Distrito Federal é referência quando precisamos discutir melhorias na governança dos serviços e na vida do cidadão. Hoje ele nos brinda com mais um avanço que espero que nos traga novas oportunidades de melhoria da gestão”.

O deputado distrital, João Cardoso, demonstrou satisfação com a nova plataforma que é voltada para facilitar o atendimento das demandas do cidadão: “Digo que o que mais a população precisa é de ser escutada. A ouvidoria do GDF cada vez mais tem se desenvolvido e apresentado um trabalho de excelência”.

Confira as fotos do evento.

Conheça a nova Plataforma
A ouvidora-geral do Distrito Federal, Cecília Fonseca, apresentou o Participa DF, que é a unificação de dois sistemas em um único ambiente, com um único cadastro. Hoje o registro de ouvidoria e o pedido de acesso à informação estão unificados um só endereço eletrônico, com muito menos dados no cadastro em respeito à LGPD, simplificando os processos e a vida das pessoas. O Participa DF traz ainda um novo formato, mais harmônico e amigável para o OUV-DF e para o e-SIC. Com isso, a navegabilidade fica mais simples, a linguagem é acessível a todos e o atendimento é interativo e autoinstrutivo.

Veja o que muda
O cidadão, ao entrar nos antigos endereços www.ouv.df.gov.br ou www.e-sic.df.gov.br, será orientado a acessar o Participa DF (www.participa.df.gov.br), utilizando apenas uma senha e um login, que também foram unificados para os dois sistemas.

No primeiro acesso ao Participa DF, o cadastro deve ser atualizado. Para quem utilizava o OUV-DF, o usuário terá de definir uma nova senha. Já quem usava o e-SIC terá de cadastrar um novo login, utilizando o CPF, e uma nova senha. A atualização do cadastro é para atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que visa a proteção das informações pessoais dos cidadãos.

Inovação
A IZA, robô de inteligência artificial lançada pela CGDF em maio de 2021, vai agir no sistema OUV-DF classificando automaticamente a demanda como reclamação, denúncia, sugestão, solicitação, informação ou elogio e ainda vai sugerir o assunto, interpretando o que o usuário escreveu no relato.

Já no e-SIC, a inovação é que, agora, o pedido pode ser enviado para mais de um órgão ao mesmo tempo. Além disso, a reclamação por falta de resposta também foi automatizada. Dessa forma, se o órgão de interesse não responde à demanda dentro do prazo previsto em lei, a reclamação entra automaticamente sem que o cidadão necessite fazer esse acionamento.

Todas essas inovações foram realizadas sem custos extras para o GDF. A Controladoria-Geral do Distrito Federal utilizou os recursos disponíveis e a expertise dos servidores lotados na própria Controladoria para realizar o projeto.

Inclusão
Agora o cidadão poder escolher, no momento da atualização do cadastro, o nome como quer ser chamado. Esse serviço vai trazer mais proximidade com os usuários e respeitar o modo como querem ser tratados.

A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal, unidade que integra a Controladoria-Geral do DF, está realizando testes com pessoas com deficiência visual. Elas estão experimentando o Participa DF e dando dicas de como os sistemas OUV-DF e e-SIC podem ser melhorados para promover mais acessibilidade. “Estamos usando a experiência do cidadão para melhorar nossos serviços, simplificando as normas do sistema e, consequentemente, a informação disponibilizada para a população”, acrescenta a ouvidora-geral Cecília Fonseca.

Fonte:

Assessoria de Comunicação da Controladoria-Geral do Distrito Federal