Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Parceria entre Conaci e Banco Mundial visita órgãos de controle interno e marca seminário
Esta semana o Banco Mundial e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) deram início a uma série de reuniões com as secretarias de controle e transparência do Maranhão, Piauí e Minas Gerais, escolhidas como pilotos do projeto inédito a ser desenvolvido entre as duas entidades com vistas ao fortalecimento do controle interno no Brasil. Os encontros acontecem nos dias 27 e 28 de abril, no Maranhão, e 29 e 30 de abril, no Piauí, com continuidade nos dias 6 a 8 de maio, em Minas Gerais.
Na ocasião, a consultora canadense Elisabeth MacRae, contratada pelo Banco Mundial e desenvolvedora da ferramenta IA-CM, vem realizando visitas in loco nas secretarias para tirar dúvidas e validar a documentação da autoavaliação que os três estados-pilotos já fizeram. O objetivo é sanar todas as questões, municiando a profissional de informações para que ela possa finalizar seu relatório de avaliação final.
Além das visitas às secretarias, a consultora, acompanhada da representante do Banco Mundial, Maria João Kaizeler, vem se reunindo com os parceiros envolvidos em cada Estado, como Governo Executivo, Tribunal de Contas e outras entidades, para extrair deles a percepção sobre o controle interno em seus estados, cruzando informações e ampliando, consequentemente, sua capacidade de avaliação para elaboração de um relatório ainda mais completo e assertivo.
Os resultados e as estratégias de melhoria gerados a partir desse relatório serão apresentados em seminário a ser realizado nos dias 27, 28 e 29 de maio, em Brasília. O objetivo é compartilhar as informações para possibilitar que o projeto seja expandido aos demais estados, e posteriormente, aos municípios.
Segundo o secretário executivo da CGM-Fortaleza, Wilfrido Rocha – que atua como coordenador do Grupo de Trabalho do Conaci criado para acompanhar este trabalho -, os três estados-pilotos tiveram aproximadamente três semanas para realizarem suas autoavaliações.
“O prazo terminou no dia 2 de abril e agora, após a certificação de qualidade dos trabalhos, feita pelas controladorias do Ceará, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, com a supervisão do grupo técnico do Conaci, a consultora fará as validações. Com base nessa amostra, sua função é fazer uma análise de tudo que pode ser melhorado e fortalecido quanto ao controle interno no país e sugerir ferramentas e ações a serem implementas pelos demais membros do Conaci. Todas essas informações serão compartilhadas no seminário a ser realizado em Brasília no final de maio”, ressaltou.
O secretário de Transparência e Controle do Estado do Maranhão, Rodrigo Lago, avalia positivamente a iniciativa. “Desde que fomos selecionados como piloto, designamos três auditores da nossa secretaria para esta fase e estamos nos envolvendo e nos disponibilizando da melhor forma possível para possibilitar os melhores resultados”, disse.
Além das reuniões nos estados-piloto, o Banco Mundial e o Grupo de Trabalho do Conaci estarão em Brasília, nos próximos dias 4 e 5 de maio, para interlocução também com os órgãos federais, como Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União.
Linha do tempo
2014 – Firmada parceria entre Conaci e Banco Mundial para realização de um projeto conjunto com vistas ao fortalecimento do controle interno no país
Maio/2014 – Seminário de Controle Interno com criação do Grupo de Trabalho do Conaci para parceria com Banco Mundial, em Foz do Iguaçu
Julho/2014 – Reunião, em Brasília, para apresentação da proposta de parceria entre Conaci e Banco Mundial
Agosto/2014 – Entrega das informações preliminares para a preparação do projeto de apoio ao fortalecimento do controle interno governamental, na 12ª RTC, no Rio de Janeiro
Novembro/2014 – Banco Mundial autoriza a contratação de consultoria para Avaliação do Ambiente de Controle Interno das CGEs
Novembro/2014 – Definição das ações e atuação do Conaci e Órgãos de Controle no projeto, na 13ª RTC, em Recife
Fevereiro/2015 – Reunião entre Banco Mundial e Conaci, em Brasília, para alinhar as estratégias de execução do trabalho
Março/2015 – Capacitação, em Brasília, dos estados-piloto (MG, PI e MA) selecionados para participar da fase inicial do projeto com foco na metodologia Internal Audit Capability Model (IA-CM)
Maio/2015 – Validação in loco dos estados-piloto, com avaliação dos autodiagnósticos e reuniões realizadas pela consultora canadense contratada para conduzir o projeto, nos estados de MG, PI e MA
Em breve:
Maio/2015 – Seminário de apresentação dos resultados, em Brasília
Junho/2015 – Relatórios finais das CGEs e relatório concept paper final
————————————————————–
Informações para a imprensa:
Tríade Comunicação
Telefone: (27) 3225-0099
E-mail: comunicacao@conaci.org.br