Pará: Auditoria Geral do Estado recebe visita da Controladoria Geral de Tocantins

No último dia 7 de junho, a Auditoria Geral do Estado do Pará recebeu visita técnica da gestora pública Socorro Erculano, da Controladoria Geral do Estado do Tocantins. A visita teve como objetivo o conhecimento das boas práticas do Controle Interno que vem sendo desenvolvidas pela Auditoria Geral do Estado do Pará (AGE-PA) e que possam ser compartilhadas e subsidiar a elaboração do Planejamento Estratégico do Controle Interno daquela Controladoria Geral.

A reunião contou com a presença, além do auditor geral do Estado, Roberto Amoras, do auditor adjunto, Adilson Vasconcelos, e do gerente de TI, Olavo Pereira. Foram apresentados os avanços implementados pela AGE para melhoria do Sistema de Controle Interno do Estado do Pará.

Durante a visita, Socorro Erculano mostrou-se muito satisfeita e entusiasmada com o que lhe foi demonstrado por Amoras e equipe, destacando a eficiência e dedicação com que o trabalho que vem sendo desenvolvido na AGE e seu desejo de colaborar com os demais estados no aperfeiçoamento do Sistema de Controle Interno no Brasil. “É possível ter um Sistema de Controle efetivo, com a dedicação dos técnicos, com a utilização de alguns recursos de tecnologia de informação, embora o mais importante é desejar que gestão pública produza resultados efetivos para a sociedade, já que estamos vivendo um momento de crise. Cada ferramenta mostrada aqui, para aperfeiçoar o Sistema de Controle, mostrou-se extremamente eficaz. Vou sair com a convicção de que se a gente adotar o modelo desenvolvido no Pará, o Tocantins sairá ganhando, por ser um modelo que eu acredito e surtir o efeito desejado. Eu vi todo o portfólio das boas práticas que está sendo usado aqui e realmente não teve nenhuma dificuldade de mostrar cada avanço. Para cada problema identificado foi proposta uma solução, e vemos no resultado com o avanço dos anos de 2014 e 2015”, disse.

A gestora ressaltou ainda o seu encantamento com o modelo de prestação de contas de gestão dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual adotado pela AGE. “Está muito mais fácil de ser gerenciado, acompanhado. Acredito que eles procuram tornar o trabalho de controle mais racional e de forma que fique mais transparente e que fosse efetivo, por que para cada probleminha foi desenvolvido um mecanismo de solução. Eu creio que é um excelente exemplo para o País”.

Ao final, Socorro enfatizou a disponibilidade do auditor geral do Estado do Pará e presidente do Conaci e sua equipe. “Acredito que podemos muito bem fazer com que o Brasil conheça um Sistema nesse formato e possa melhorar cada Estado e cada Município brasileiro, porque o Sistema de Controle Interno é o coração da Gestão Pública do Brasil, então, se trabalharmos muito bem esse Órgão, que é o gestor do Sistema de Controle, conseguiremos, com certeza, produzir melhor resultado da Ação do Governo para a Sociedade que é o que todo governante deseja e tem obrigação de fazer”.

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da AGE-PA

Telefone: (91) 3239-6477

E-mail: maria.cpereira@age.pa.gov.br