Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Palestra sobre governança é um dos destaques do terceiro dia de programação da II Semana da Controladoria
Boas práticas de gestão nas compras públicas e atualizações trazidas pela nova Lei de Licitações e Contratos foram assuntos abordados pela professora doutora Dagmar Gemelli
A professora doutora Dagmar Gemelli, auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), foi a palestrante da manhã desta quinta-feira, 15, na programação da II Semana da Controladoria: Promovendo a Governança. Na sua exposição, a especialista buscou responder ao questionamento: como melhorar a governança nas compras públicas?
Para isso, Dagmar Gemelli falou, com muita propriedade, sobre boas práticas de gestão e apresentou as atualizações trazidas pela nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021). “É fundamental que os gestores estabeleçam um planejamento estratégico nas aquisições públicas. Com uma boa execução, passos importantes do processo de contratação, como o recebimento e o armazenamento do bem; e a pesquisa de preço, evitam-se gastos desnecessários para a administração”, explicou Dagmar Gemelli.
Expertise
A palestrante, que tem expertise no assunto, é doutora em Direito Público pela Universidade Ilhas Baleares, na Espanha, e mestrado em Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília, além de especialização em Direito Público e Compras Públicas.
Além disso, Gemelli atua como integrante voluntária do Comitê de Governança em Contratações Públicas da Rede Governança Brasil e coordena o Grupo de Pesquisas de Compras Públicas e Portal da Transparência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq. Atua ainda como professora de graduações e pós-graduações no Tocantins.
Quanto aos certificados de participação no evento serão disponibilizados nas próximas semanas, por meio dos e-mails cadastrados pelos participantes nos formulários de frequência.
Amadurecimento
Na abertura das atividades desta quinta-feira, o secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, enfatizou o amadurecimento dos mecanismos de controle do Poder Executivo Estadual, por meio da ampliação de conhecimentos. “A melhoria dos processos internos dentro da administração pública estadual é notória. As capacitações que a Controladoria promoveu ao longo do ano, atendendo a mais de 2 mil servidores, são parte desse sucesso”, frisou.
O gestor também agradeceu ao empenho da gestão estadual em promover o evento. “Agradecemos ao governador Wanderlei Barbosa pelos atos assinados e parcerias firmadas durante a II Semana. Isso garante ao Governo do Tocantins maior fortalecimento dos mecanismos de governança e integridade”, concluiu.
Evento
A II Semana da Controladoria aconteceu de forma híbrida, no auditório do Palácio Araguaia, com transmissão ao vivo pelo canal da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO) no YouTube https://www.youtube.com/@
O evento é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da CGE-TO, com as parcerias da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e das secretarias da Comunicação (Secom), da Educação e da Fazenda, por meio da Escola de Gestão Fazendária (Egefaz).