Ouvidorias do Estado reduzem prazos de respostas e ampliam nível de confiança

A Ouvidoria-Geral do Estado passou por mudanças e apresentou resultados altamente favoráveis ao longo de 2019, especialmente a partir de junho, com a implementação do novo Sistema Eletrônico de Ouvidoria implantado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE). Entre janeiro e novembro, foram realizados 51.993 atendimentos pelo Sistema de Ouvidoria. Deles, 23.809 foram prontamente resolvidos já no contato inicial. O restante, 28.184, geraram protocolos de manifestação e foram encaminhados para os órgãos estaduais demandados.

 

O prazo médio de resposta final para o usuário é de nove dias a partir do primeiro contato. E o número de manifestações que precisaram de mais de 30 dias para a resposta final caiu de 8,4% em janeiro para 3,6% em outubro. A satisfação dos usuários também cresceu a partir da implantação do novo sistema, atingindo 70% de avaliação positiva em novembro, com base na pesquisa de satisfação aplicada ao final dos atendimentos.

 

De acordo com o subcontrolador de Transparência, Controle Social e Ouvidoria da CGE, Diego Ramalho, o cidadão tem avaliado bem a nova realidade da Ouvidoria e seu nível de confiança no trabalho da equipe tem crescido ao longo dos meses.

 

De junho para novembro, a resolutividade das respostas dos órgãos aumentou de 28% para 46%, índice que é considerado alto pelos critérios da pesquisa. Nos últimos três meses, mais uma melhoria foi incorporada ao trabalho das ouvidorias. A CGE tem revisado as respostas dadas pelos órgãos demandados, garantindo que o cidadão tenha respostas objetivas e adequadas às suas demandas.

 

Fonte:

Comunicação Setorial

Controladoria-Geral do Estado de Goiás

F: 3201-5372