Ouvidoria Geral do Estado fortalece a participação dos cidadãos cearenses na administração pública estadual

Só no ano de 2024, a Ouvidoria Geral registrou um total de mais de 100 mil manifestações, que foram encaminhadas aos órgãos e entidades estaduais

O serviço de Ouvidoria Geral do Governo do Estado do Ceará registrou no ano de 2024, um total de 100.069 manifestações, que foram encaminhadas aos órgãos e entidades estaduais. O volume expressivo de manifestações reflete a confiança da população no serviço como um meio eficaz de comunicação com o governo. 

As manifestações incluem reclamações, denúncias, elogios, sugestões e solicitações, cada uma desempenhando um papel crucial na identificação de problemas e oportunidades de melhoria nos serviços públicos. 

Em 2024, os órgãos mais demandados pela Ouvidoria Geral do Governo do Estado do Ceará refletiram as áreas de maior interesse e preocupação da população. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) liderou o ranking com 20.643 manifestações, evidenciando a importância dos serviços de abastecimento de água e saneamento básico. Em seguida, a Secretaria da Saúde (SESA) recebeu 17.366 manifestações, destacando a relevância das questões de saúde pública. 

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) foi o terceiro órgão mais demandado, com 7.399 manifestações, seguido pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que registrou 6.684 manifestações. A Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE) também foi bastante procurada, com 6.538 manifestações. 

Ouvidoria para todos

Ainda ao longo do último ano, a Ouvidoria Geral foi levada mais próxima aos cidadãos do interior do Estado. Em parceria com a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) executou mais duas edições do Projeto Ouvidoria Ativa nos municípios de Banabuiú, Solonópole, Jaguaretama, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro e Quixeramobim. 

O objetivo da ação foi proporcionar suporte à implementação do Projeto Malha d’Água, uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará financiada pelo Banco Mundial. O Projeto Malha d’Água visa melhorar o abastecimento hídrico nas regiões mais carentes, garantindo acesso a água de qualidade para a população. 

Por meio do serviço de Ouvidoria Ativa, os cidadãos puderam obter informações detalhadas e esclarecer dúvidas sobre o projeto de melhoria hídrica em seus municípios. A equipe da Ouvidoria realizou visitas às comunidades e equipamentos públicos e distribuiu materiais educativos, promovendo a conscientização sobre a importância do projeto e incentivando a participação ativa da população. 

Fonte:

CGE-CE

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.