Ouvidoria de Mato Grosso é destaque em portal da Associação Brasileira de Ouvidores

A Ouvidoria Geral de Mato Grosso foi destaque em julho na coluna “Ouvidoria do Mês” no portal da Associação Brasileira de Ouvidores. Em uma extensa reportagem intitulada “Do Fale Cidadão ao Ouv-zap: a evolução da Ouvidoria de Mato Grosso para atender o cidadão”, a ABO apresenta todo o histórico deste instrumento de controle social, desde sua criação até os dias atuais.

A matéria aborda o estímulo do Governo à oferta de serviços digitais à população mato-grossense e a criação do sistema “Fale Cidadão”, que é o sistema único de Ouvidoria do Estado.

A reportagem também destaca que a Rede de Ouvidorias de Mato Grosso possui 38 setoriais, que se reportam à Ouvidoria Geral e, consequentemente, à Controladoria Geral, órgão central que também gerencia o Portal da Transparência.

A Ouvidoria atua como um intermediário entre a população e a administração pública, auxiliando o cidadão na solução de problemas, orientando e encaminhando as manifestações para o setor de apuração em casos de denúncias. Também contribui para a melhoria dos serviços públicos prestados, fornecendo informações estratégicas aos gestores para a tomada de decisão.

A matéria apresenta todos os canais de atendimento, desde o aplicativo MT Cidadão até o OUV-ZAP, que aproximaram ainda mais a Ouvidoria da população mato-grossense.

Além disso, o portal divulga números do setor e dados sobre os temas mais recorrentes, como atendimentos ao cidadão, apuração de responsabilidades, ação disciplinar, habilitação, identificação, fiscalização ambiental, assistência farmacêutica e recrutamento e seleção.

Por fim, a reportagem menciona a premiação que o Portal da Transparência recebeu no ano passado: o Selo Diamante em Transparência Pública, concedido pelo Programa Nacional de Transparência Pública da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), um reconhecimento resultante de um extenso trabalho de aprimoramento das informações disponibilizadas no Portal da Transparência do Estado.

Confira a matéria na íntegra AQUI.

Fonte:

CGE-MT