Ouvidoria de Mato Grosso auxilia gestores na melhoria dos serviços públicos

Um dos aspectos diferenciais da Ouvidoria do Poder Executivo de Mato Grosso, sob a coordenação da Auditoria Geral do Estado (AGE-MT), é atuar como instrumento de gestão, com a elaboração de relatórios gerenciais oriundos das demandas registradas de forma a subsidiar a administração no processo decisório em prol da melhoria dos serviços públicos.

Nesta semana, por exemplo, a secretária-adjunta da Ouvidoria Geral, Edilene Lima Gomes de Almeida, e o auditor do Estado, Christian Pizzatto de Moura, entregaram à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) o referido material, relativo ao período de janeiro de 2012 a março de 2013. “Analisaremos o relatório para ver o que podemos demandar para melhorar”, pontuou o titular da Sejudh, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho.

O secretário-adjunto de Administração Penitenciária da Sejudh, Clarindo Alves de Castro, destacou a importância do trabalho das Ouvidorias Geral e Setorial para auxiliar no planejamento de ações de melhoria. “As demandas que chegam à Ouvidoria têm sido nosso termômetro de atuação. A política que desenvolvemos é em função das manifestações feitas nesse canal”, disse.

Para geração dos relatórios periódicos, as manifestações são analisadas, classificadas e tipificadas de maneira a demonstrar como estão as atividades de cada órgão e entidade na visão do cidadão. Além disso, no material, a AGE apresenta recomendações de melhorias dos processos apontados como frágeis pela sociedade. Os relatórios são enviados periodicamente aos gestores das pastas para permitir a visualização dos desafios enfrentados e das perspectivas de atuação dos órgãos.

Edilene Lima ressalta que a Ouvidoria é o canal que aproxima a administração pública da população, ao receber as manifestações do cidadão, encaminhar as demandas sociais para providências dos setores competentes, acompanhar o desenrolar das providências, dar resposta ao cidadão e produzir relatórios gerenciais.

Há dois anos, a Ouvidoria passou a ser uma atividade de controle interno do Estado, sob a gestão da AGE e também composto pelas funções de Auditoria e Corregedoria. Com isso, as demandas que chegam à Ouvidoria podem desencadear um processo de auditoria interna cujos resultados aprimoram procedimentos por meio da correção das falhas verificadas, bem como sanções administrativas aos servidores e/ou às empresas contratadas pelo Estado, se identificadas condutas irregulares.

CONTATOS

Para entrar em contato com a Ouvidoria de Mato Grosso, acesse o sistema “Fale Cidadão”, disponível na página principal do site www.auditoria.mt.gov.br e nos demais sites dos órgãos e das entidades do Governo do Estado. Outra opção é ligar para os números 0800-647-1520 ou 162.

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