
Mato Grosso, 29 de maio de 2013
Ouvidoria de Mato Grosso auxilia gestores na melhoria dos serviços públicos
Um dos aspectos diferenciais da Ouvidoria do Poder Executivo de Mato Grosso, sob a coordenação da Auditoria Geral do Estado (AGE-MT), é atuar como instrumento de gestão, com a elaboração de relatórios gerenciais oriundos das demandas registradas de forma a subsidiar a administração no processo decisório em prol da melhoria dos serviços públicos.
Nesta semana, por exemplo, a secretária-adjunta da Ouvidoria Geral, Edilene Lima Gomes de Almeida, e o auditor do Estado, Christian Pizzatto de Moura, entregaram à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) o referido material, relativo ao período de janeiro de 2012 a março de 2013. “Analisaremos o relatório para ver o que podemos demandar para melhorar”, pontuou o titular da Sejudh, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho.
O secretário-adjunto de Administração Penitenciária da Sejudh, Clarindo Alves de Castro, destacou a importância do trabalho das Ouvidorias Geral e Setorial para auxiliar no planejamento de ações de melhoria. “As demandas que chegam à Ouvidoria têm sido nosso termômetro de atuação. A política que desenvolvemos é em função das manifestações feitas nesse canal”, disse.
Para geração dos relatórios periódicos, as manifestações são analisadas, classificadas e tipificadas de maneira a demonstrar como estão as atividades de cada órgão e entidade na visão do cidadão. Além disso, no material, a AGE apresenta recomendações de melhorias dos processos apontados como frágeis pela sociedade. Os relatórios são enviados periodicamente aos gestores das pastas para permitir a visualização dos desafios enfrentados e das perspectivas de atuação dos órgãos.
Edilene Lima ressalta que a Ouvidoria é o canal que aproxima a administração pública da população, ao receber as manifestações do cidadão, encaminhar as demandas sociais para providências dos setores competentes, acompanhar o desenrolar das providências, dar resposta ao cidadão e produzir relatórios gerenciais.
Há dois anos, a Ouvidoria passou a ser uma atividade de controle interno do Estado, sob a gestão da AGE e também composto pelas funções de Auditoria e Corregedoria. Com isso, as demandas que chegam à Ouvidoria podem desencadear um processo de auditoria interna cujos resultados aprimoram procedimentos por meio da correção das falhas verificadas, bem como sanções administrativas aos servidores e/ou às empresas contratadas pelo Estado, se identificadas condutas irregulares.
CONTATOS
Para entrar em contato com a Ouvidoria de Mato Grosso, acesse o sistema “Fale Cidadão”, disponível na página principal do site www.auditoria.mt.gov.br e nos demais sites dos órgãos e das entidades do Governo do Estado. Outra opção é ligar para os números 0800-647-1520 ou 162.
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