Ouvidor, um profissional que atua a serviço da cidadania

Atualmente, o Governo do Estado do Ceará conta com 62 ouvidores, que atuam nos órgãos e entidades estaduais

No dia 16 de março, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) tem a honra de homenagear os ouvidores que atuam nas setoriais estaduais, destacando a sua importância para a gestão pública. Atualmente, a Ouvidoria é o canal mais utilizado pelos cidadãos cearenses para se comunicar com os gestores públicos dos órgãos e entidades do Poder Executivo.

É por meio da Ouvidoria e da atuação do ouvidor, que o Governo do Estado do Ceará consegue ter acesso às informações diretamente do cidadão, e que podem impactar diretamente em melhorias para o bom funcionamento do serviço público. Um exemplo disso são as denúncias registradas pelos cidadãos por meio do serviço.

De 1º abril de 2021 a 28 fevereiro de 2022, a CGE monitorou um total de 196 denúncias registradas para as ouvidorias. Diversas ações foram realizadas a partir de irregularidades detectadas, tais como:

Com podemos ver, o serviço de Ouvidoria vai além do que apenas um canal de comunicação, ele é na verdade um grande termômetro de qualidade para gestão pública. Um termômetro que é alimentado pelos cidadãos, a cada registro de manifestação. E que possui o seu funcionamento garantido graças à atuação dos profissionais que atuam na Ouvidoria.

 

Fonte:

CGE-CE