Órgãos reduzem pendências em até 43% após alerta da CGE-MT

O sistema de monitoramento CGE Alerta, desenvolvido pela Controladoria Geral do Estado, continua a reduzir inconsistências nas trilhas monitoradas. Em julho, todos os tipos de inconsistências diminuíram, exceto a trilha diárias sem prestação de contas. Adiantamentos sem prestação de contas reduziram 43%, convênios vencidos diminuíram 12%, licenças acima de 24 meses tiveram uma queda de 4,6%, e férias acumuladas reduziram 3,9%.

Os alertas de “inassiduidade habitual” e “abandono de cargo” também tiveram uma redução expressiva, mas, como houve uma alteração na metodologia de geração desses alertas, que passou a ser realizada com base no último ano, a fim de produzir informações mais tempestivas, a divulgação dos dados somente refletirá a realidade a partir do próximo mês, informa o auditor Jonathas Fujii.

“Estávamos realizando análises dos últimos três anos, mas como nosso monitoramento é continuado, alteramos a metodologia e passamos a fazê-las com base apenas no último ano, para termos informações mais atualizadas”, destacou, acrescentando que essas reduções demonstram que todos os órgãos e entidades estão comprometidos com o sistema de monitoramento implementado pela CGE.

O “CGE Alerta” é uma ferramenta de monitoramento e correção de inconsistências nos órgãos e entidades estaduais que cruza dados provenientes de diversos sistemas corporativos com intuito de identificar situações incomuns que demandem ações corretivas do gestor do órgão.

Quando encontra alguma inconsistência, o sistema envia e-mail para o gestor do órgão alertando sobre o ocorrido e sugere roteiro de providências a serem adotadas para a correção imediata da situação. Essa abordagem proativa permite que as áreas responsáveis ajam rapidamente, antes mesmo de uma intervenção regular da CGE ou de outros órgãos de controle.

Desenvolvido pela Unidade de Inteligência da CGE, o sistema reforça seu compromisso com a modernização dos processos de controle interno, proporciona maior agilidade e eficiência na identificação e correção de inconsistências, como parte da missão de contribuir com a melhoria dos serviços públicos por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de controle.

O sistema lançado em fevereiro está atuando nas áreas de pessoal, financeira, convênios e transferências e planejamento e orçamento. No entanto, outras trilhas estão em desenvolvimento pela CGE.

Fonte:

CGE-MT