Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Novo Portal da Transparência será mais popular e vai atender exigências do mundo moderno
Para atender as exigências e novas demandas da sociedade, o Governo do Estado terá um novo Portal da Transparência, com a missão de apresentar uma linguagem mais didática e de fácil compreensão à população. Ele já está em fase de construção e deve ficar pronto no ano que vem.
O novo portal é uma das prioridades do governador Eduardo Riedel, que tem a transparência e divulgação dos atos do poder público como um dos pilares da sua gestão. Ele está sendo elaborado pela CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado), com apoio da SGI (Superintendência de Gestão da Informação).
“Sempre é bom olhar para o passado para contextualizar e depois caminhar para frente. Mato Grosso do Sul carregava uma marca que não dava orgulho, pois era o último Estado em transparência do Brasil. Desde 2015 começamos a mudar este cenário, tivemos um grande processo e hoje somos um dos melhores do País e vamos seguir para melhorar cada vez mais”, afirma o governador.
O controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão, explica que o atual portal foi criado em cenário diferente, quando os gestores e a sociedade estavam começando a lidar com a “transparência” dos atos públicos, mas que este quadro já mudou e hoje a população tem novas demandas e está cobrando mais do poder público.
“Por isso, a necessidade de ter um portal mais moderno e acessível à população. Ele precisa apresentar mais dados e informações, se tornar mais instigante ao cidadão, com conteúdo menos técnico, tendo uma linguagem mais cidadã”, descreve Girão.
Ele pondera que a nova ferramenta vai “incrementar conteúdo”, ter mais dados e dispor de um gerenciamento mais descentralizado, valorizando o trabalho de quem produz o conteúdo, colocando um responsável em cada secretaria para decidir o que vai divulgar no portal.
Também haverá o cuidado para melhorar a apresentação dos dados e informações, ter áreas temáticas que possam dispor de painéis, gráficos e mapas. “Teremos, por exemplo, informações sobre as obras em andamento, em relação aos prazos, fotos e até vídeos, assim como a situação atual das construções”, revela o controlador-geral.
A previsão é que o novo portal esteja em funcionamento em 2024. A sua construção está sendo feita em 40 módulos. “Estamos atuando para atender da melhor forma os novos desafios do mundo moderno, em que a transparência tem um papel primordial”, finaliza o gestor da CGE-MS.
Texto e fotos: Comunicação do Governo MS