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Novo modelo de gestão da despesa pública do Acre
Técnicos da Controladoria Geral do Estado (CGE-AC), da Diretoria de Modernização Administrativa (DMA) e da Diretoria da Informação e Comunicação do Governo (DETIC-AC) apresentaram na manhã desta sexta-feira (14), no auditório da Secretaria de Estado de Educação, os novos procedimentos a serem realizados para a gestão do processo administrativo da despesa pública e sua digitalização.
No evento, os servidores responsáveis pelos setores administrativo, financeiro, patrimônio, almoxarifado, recursos humanos e controle interno dos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual, num total de mais de 250 participantes, receberam informações quanto aos novos padrões e procedimentos a serem adotados no trâmite processual da despesa pública, sua formalização e a digitalização dos documentos elaborados pelas unidades executoras como edital, notas de empenho, liquidação e pagamento, notas fiscais, atas de registro de preços, pareceres, termos contratuais, aditivos e outros.
Também foi apresentado pela equipe de Tecnologia da Informação quadro situacional quanto à evolução da rede corporativa do Estado e perspectivas quanto à melhora no acesso a internet e comunicação entre os órgãos governamentais.
Todas as informações relacionadas à execução da despesa e seus documentos constitutivos serão cadastrados no Sistema de Gestão de Recursos Públicos do Estado – GRP, ferramenta tecnológica que possibilitará ao Estado a gestão centralizada e a operacionalização descentralizada das compras públicas, do almoxarifado e patrimônio, bem como melhoria no planejamento das compras governamentais.
Para o Controlador-Geral do Estado, Edson Américo Manchini, os novos procedimentos adotados irão propiciar um melhor acompanhamento das ações governamentais, em especial quanto a execução da despesa, e maior eficiência na gestão dos recursos públicos. “Nos últimos meses temos trabalhado para melhorar as ações administrativas. Nossa perspectiva é que ocorra uma redução dos custos operacionais, como aqueles decorrentes do gasto com impressões de documentos, e um maior controle e transparência dos atos administrativos, oportunizando assim detectá-los e corrigi-los tempestivamente”, afirma Manchini.
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Informações para a imprensa:Assessoria de Comunicação CONACI: Aline Cesconetto – Contato
Texto: Natália Rosa – ASCOM CGE/AC
E-mail: katllen.rosa@ac.gov.br
Telefones: (68) 3213-2701 Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099