União, 01 de janeiro de 2026
Nova gestão do Conaci projeta avanços no controle interno e fortalecimento da confiança pública para o biênio 2026–2027
O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) inicia um novo ciclo de gestão para o biênio 2026–2027 com expectativas voltadas ao fortalecimento institucional, ao aprimoramento dos mecanismos de controle e ao aumento da confiança da sociedade na atuação do Estado.
A nova gestão assume o compromisso de dar continuidade aos avanços já conquistados, ao mesmo tempo em que se propõe a enfrentar os desafios contemporâneos da administração pública, como o aprimoramento da governança, o fortalecimento da integridade, a eficiência dos controles e a ampliação do diálogo com a sociedade. Entre as prioridades do novo biênio estão a consolidação de práticas que tornem o controle interno cada vez mais estratégico, preventivo e orientado a resultados, contribuindo diretamente para a melhoria das políticas públicas e para a boa aplicação dos recursos públicos.

Para o presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, o momento é de entusiasmo e responsabilidade diante do cenário que se apresenta. “A gente sabe dos desafios, mas estamos muito animados para que a gente construa esse caminho da melhor forma possível e entregue para a sociedade um controle interno muito melhor do que a gente efetivamente teve até o dia de hoje”.

Já a 1ª vice-presidente, Luciana Daltro, ressalta o foco no fortalecimento institucional e na geração de resultados concretos para a sociedade. “Nós vamos ampliar nossas capacidades institucionais, a fim de imprimir eficiência à gestão pública, atuar de modo a gerar na sociedade o reforço da confiança e da credibilidade da atuação estatal”.
Na mesma linha, o 2º vice-presidente, Paulo Farias, destaca que a integridade e a confiança são pilares essenciais para o fortalecimento do Estado e da atuação dos servidores públicos. “Nós estamos construindo um brasil cada vez mais íntegro para aumentar a confiança da população no estado e para aumentar a confiança entre nós servidores. Com mais confiança, a gente tem controles mais eficientes e uma maior entrega da política pública para o cidadão”.
Com essa visão, a gestão 2026–2027 do Conaci se apresenta como um período de continuidade, inovação e fortalecimento do controle interno, reafirmando o compromisso com a integridade, a transparência e a entrega de melhores resultados para a sociedade brasileira.