Mulheres no Controle em Porto Alegre: CGM dá exemplo de inclusão

Na contramão das estatísticas nacionais, a Controladoria-Geral do Município de Porto Alegre, pode celebrar o Dia Internacional da Mulher dando exemplo de inclusão. Já que entre os seus 63 servidores, 34 servidores são do sexo feminino. E dos 100% de vagas de chefia ou alto comando, um total de 69% são de ocupação de mulheres.

Os números são expressivos em comparação aos dados levantados, em 2019, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) que indicou apenas 37,4% dos cargos gerenciais ocupados por mulheres no Brasil. O que denota, ainda, uma baixa presença feminina nos cargos de liderança.

A valorização da mulher na CGM de Porto Alegre está em perfeita consonância com as metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, mais especificamente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5, que visa fomentar a participação ativa de mulheres em posição de tomada de decisão. E que conta com o apoio e destaque em ações e estudos realizados pelo Conaci.

Segundo o Controlador-Geral, Sílvio Zago, a CGM Porto Alegre tem como uma das suas diretrizes estratégicas, dar oportunidade aos profissionais que agregam valor à instituição, independente de gênero”.

 

Fonte:

CGM – Porto Alegre