Mato Grosso, 11 de dezembro de 2025
MT cria Conselho Estadual de Controle Interno para fortalecer controladorias municipais
Primeira reunião marca o início de uma articulação inédita entre Estado e municípios para fortalecer controles internos
Mato Grosso deu um passo importante para fortalecer a gestão pública com a criação do Conselho Estadual de Controle Interno (Coneci-MT). A primeira reunião do novo colegiado foi realizada na quarta-feira (10.12), mediante mobilização da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MT) para participação de controladorias municipais e dos Poderes constituídos. Estiveram na reunião inaugural representantes dos controles internos de oito municípios e do Tribunal de Justiça do Estado, da Assembleia Legislativa e da Defensoria Pública.
A iniciativa é desdobramento de movimento liderado pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), do qual a CGE-MT é membro, como um espaço técnico para fortalecer a cooperação técnica, desenvolver ações integradas de controle interno, incentivar a adoção de boas práticas de governança, compartilhar metodologias e ferramentas de trabalho.
Durante o encontro, entre os assuntos debatidos estiveram a criação de um modelo para medir o nível de organização e desenvolvimento das unidades de controle interno; a possibilidade de consórcios intermunicipais para apoiar municípios pequenos que enfrentam dificuldades para formar equipes especializadas e a adaptação do modelo de integridade do Estado para os municípios. Também houve relatos sobre as diferenças entre a realidade da capital e a dos municípios de menor porte, que enfrentam obstáculos maiores na implementação das boas práticas de controle.
APOIO TÉCNICO
A CGE-MT garantiu apoio técnico, administrativo e metodológico ao Coneci e destacou os próximos passos do conselho. Entre as prioridades está a criação de um banco de conhecimento com modelos, guias e ferramentas utilizadas por instituições de referência, como Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Banco Mundial. “Nosso objetivo é disponibilizar modelos, guias e trilhas de implementação adaptáveis à realidade de cada local, garantindo que a CGE atue como referência e suporte técnico ao longo de todo o processo”, destacou o secretário-controlador geral do Estado, Paulo Farias.
Também haverá o fortalecimento do diálogo entre Estado e municípios para disseminar práticas de integridade e controle interno de forma mais ampla e acessível. Outro avanço previsto é a construção colaborativa de padrões simples e aplicáveis a órgãos públicos de diferentes portes, permitindo que todas as administrações, independentemente da estrutura disponível, consigam melhorar sua gestão e entregar serviços mais eficientes ao cidadão.
PRÓXIMO ENCONTRO
O presidente da Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios (Audicom), Robson Máximo, comemorou a escolha de Cáceres para sediar o próximo encontro. Também controlador-geral da Prefeitura de Cáceres, ele afirmou que levar o debate sobre controle interno para a região oeste, que reúne 22 municípios, é fundamental para garantir inclusão e fortalecer o trabalho das controladorias municipais.
Robson também destacou que a composição da diretoria do Coneci, com representantes regionais, assegura diversidade, equilíbrio e representatividade nas discussões. O Coneci será formado por um presidente e cinco vice-presidentes, cada um representando uma das regiões do Estado.
A reunião inaugural teve a participação de representantes dos controles internos de prefeituras e câmaras de vereadores de Aripuanã, Sapezal, Araputanga, Cáceres, Tangará da Serra, Ipiranga do Norte, Canarana e Cuiabá, além de membros de controladorias do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e Defensoria Pública. Também participaram da reunião inaugural os secretários adjuntos Joelcio Ormond, Renan Zattar e Aline Landini e o superintendente Christian Pizzatto, todos da CGE-MT.
Fonte:
CGE-MT