Modelo de Inteligência Artificial da CGE-MT será solução colaborativa entre estados

A Controladoria Geral do Estado recebeu na quarta-feira (03) os secretários controladores dos estados de Goiás, Henrique Ziller, do Mato Grosso do Sul, Carlos Girão, e do município do Rio de Janeiro, Gustavo Bramilli, que vieram conhecer iniciativas e práticas de sucesso desenvolvidas pelo órgão. A visita teve como objetivo promover a troca de experiências e boas práticas entre os Estados para melhorar a eficiência e a eficácia das atividades de controle interno.

Durante a reunião, ficou estabelecido que os estados desenvolverão uma solução colaborativa a partir de projetos de inteligência de dados já implementados em Mato Grosso. A ideia é estruturar trilhas de auditoria com um modelo conceitual padrão entre os estados.

“Estamos animados com a possibilidade de estabelecer uma colaboração sólida entre nossos estados, visando fortalecer nossas práticas de controle interno e nosso compromisso com a melhoria contínua dos serviços públicos”, destacou o secretário controlador-geral de Mato Grosso, Paulo Farias.

Farias e sua equipe apresentaram, além dos projetos de inteligência de dados como as trilhas de auditoria, os sistemas CGE Alerta, Rede CNPJ, Sara, e o novo projeto de inteligência artificial em fase de implementação, o ChatCGE, o Planejamento Estratégico 2024-2027 do órgão. Os visitantes também puderam conhecer o funcionamento, produtos, serviços e projetos de aperfeiçoamento das áreas de ouvidoria, corregedoria e auditoria.

O secretário controlador-geral do município do Rio de Janeiro, Gustavo Bramilli, expressou sua satisfação com a visita técnica e manifestou o desejo de fechar um acordo de cooperação entre os estados em breve para compartilhar os projetos de inteligência de dados já utilizados em Mato Grosso.

“Ouvir a experiência de MT e levar todo esse conhecimento para casa é muito agregador e enriquecedor. Aprendemos muito mais aqui do que em muitos cursos e treinamentos que já fizemos. Nossa expectativa é montarmos uma rede colaborativa para compartilhar algumas soluções que já são utilizadas com sucesso pela CGE de Mato Grosso”, explicou.

Henrique Ziller, controlador-geral de Goiás, destacou a importância desse intercâmbio de informações: “A CGE de Mato Grosso tem se destacado pelo seu dinamismo, inovação e capacidade técnica. Diante dessa realidade, me ofereci para fazer essa visita que foi extremamente proveitosa. Levaremos bons exemplos de boas práticas adotadas aqui para implementarmos em Goiás”.

Carlos Girão, de Mato Grosso do Sul, ressaltou que levará para seu estado muitas ideias para serem discutidas e adaptadas à realidade local.

“Nossa visita aqui foi muito produtiva, porque trocamos experiências e aprendemos com o que está dando certo aqui. Mato Grosso demonstra um nível de maturidade em todas as macrofunções e nos inspira a perseguir melhores resultados. Uma das iniciativas que trabalharemos em conjunto certamente será essa solução colaborativa entre os estados”, finalizou.

Fonte:

CGE-MT