Minas Gerais: Controladoria lança pesquisa on-line sobre Portal da Transparência

A Controladoria-Geral de Minas Gerais (CGE-MG), por meio da Subcontroladoria de Informação Institucional e Transparência, promove entre os dias 29 de junho e 29 de julho, pesquisa de opinião on-line sobre o Portal da Transparência do Estado. O objetivo da consulta é mapear problemas e possíveis melhorias do site a partir da contribuição dos cidadãos.

O questionário é composto por 19 perguntas relacionadas à navegabilidade, à usabilidade e ao conteúdo do Portal da Transparência. O voluntário é estimulado, por exemplo, a avaliar o layout e a experiência de uso do site. Qualquer cidadão pode participar e não é preciso se identificar. O resultado da pesquisa será usado na reformulação do Portal. Clique aqui para responder ao questionário.

 “Estamos trabalhando na entrega de um novo Portal de Transparência, com uma linguagem mais cidadã, com mais informações e mais acessível, para que a sociedade possa exercer o controle de maneira efetiva. Para isso, é muito importante que todos participem e nos auxiliem a construir uma ferramenta que seja referência no país”, destacou a subcontroladora da Informação Institucional e da Transparência, Margareth Travessoni.

O Portal da Transparência do Estado de Minas Gerais foi lançado em 2009 pela CGE e recebe, mensalmente, cerca de 25 mil acessos. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão fiscalize e assegure a boa e correta aplicação dos recursos estaduais. No Portal, é possível encontrar informações sobre: transferências de recursos; gastos diretos; servidores; receitas previstas; entre outros.

A iniciativa faz parte do plano de ação traçado pela nova gestão da CGE-MG para melhorar a transparência ativa e o fornecimento de informações públicas no Estado. A reestruturação do Portal da Transparência está entre as medidas detectadas no diagnóstico realizado pelo órgão para melhorar o acesso à informação em Minas.

Também estão entre as ações para melhor a transparência a implantação de um sistema eletrônico (e-SIC) para automatizar os pedidos de Lei de Acesso à Informação. Serão adotados ainda procedimentos permanentes de avaliação qualitativa dos atendimentos e haverá reformulação na tramitação dos pedidos. Dentro das ações já adotadas, está a divulgação da lista de servidores excluídos do Estado no Portal da Transparência.

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