Minas Gerais: Controladoria e Ministério do Trabalho firmam parceria para combater fraude em licitações

O controlador-geral do Estado de Minas, Mário Spinelli, e o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, assinaram na quinta-feira (6/8) um termo de cooperação técnica que garante à CGE-MG acesso à base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), mantida pela pasta.

As informações da RAIS fornecerão à Controladoria subsídios para os procedimentos investigatórios. Spinelli destacou a importância dessa parceria para o combate à corrupção. “É fundamental para o trabalho da Controladoria, pois permitirá identificar, por exemplo, empresas que simulam ou que fraudam licitações”, afirmou.

Por meio do banco de dados, o setor de inteligência de auditoria da CGE-MG terá acesso ao quadro de funcionários das empresas. Com essas informações é possível detectar empresas fantasmas e saber se elas exercem as atividades previstas na licitação.

Parcerias

Outras parcerias importantes foram firmadas pela CGE este ano. Em junho, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica com o Cade para prevenir e repreender a prática de cartéis em licitações. Outro termo foi firmado com a Ouvidoria Geral do Estado. O acordo permitirá uma ação mais coordenada dos dois órgãos e, como consequência, o fomento à transparência e à participação social.

——————————————

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGE-MG

Telefone: (31) 3915-8956

E-mail: ascom@controladoriageral.mg.gov.br

Site: www.controladoriageral.mg.gov.br