Metodologia de Mapeamento de Risco de Corrupção

As atividades da 5ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) tiveram início nesta quinta (29), às 9h30, no Hotel Brisamar, em São Luís, Maranhão. O evento é promovido em parceria com a Controladoria Geral do Estado do Maranhão e está reunindo membros de instituições de controle interno de todo o país.

Durante a abertura da reunião, a auditora geral do Estado do Maranhão, Maria Helena de Oliveira Costa, expôs a satisfação de receber um evento de tamanha importância para a melhoria da gestão e transparências governamentais. “A reunião é mais uma etapa para o aperfeiçoamento e ampliação das ações de interesse dos órgãos de controle interno para o desenvolvimento de programas e projetos voltados à construção de mecanismos de controle que possibilitem o fortalecimento da governança no setor público, na perspectiva do alcance do bem-estar social e do país avançar econômica e socialmente, aproximando o poder público da sociedade”, afirma.

Maria Helena apresentou aos participantes a estrutura e funcionamento do órgão que dirige e ressaltou a importância do Conaci, enquanto entidade mobilizadora responsável pela integração entre os órgãos de Controle Interno. “O órgão nos permite a troca de experiências, principalmente, quanto ao combate à corrupção, por meio de temas atuais, como a implementação da Lei de Acesso à Informação, à necessidade de intensificar o controle preventivo e de incentivar o controle social”, enfatiza a auditora.

Durante a manhã os participantes também puderam receber informações sobre Metodologia de Mapeamento de Risco de Corrupção, com uma palestra da superintendente de Prevenção à Corrupção e Informações Estratégicas de Goiás, Maria d’Abadia Brandão. Na ocasião ela relatou a experiência da Controladoria Geral do Estado no combate às práticas de corrupção.

“Trabalhamos com uma metodologia desenvolvida para a Controladoria-Geral da União (CGU) para três Ministérios: Transporte, Cultura e Desenvolvimento Social. Goiás está sendo o primeiro Estado brasileiro a utilizar os procedimentos dessa metodologia que tem como grande diferencial mapear e identificar onde podem ser tomadas decisões para os processos que são passíveis de corrupção”, explica Maria d’Abadia.

Diagnóstico de Controle Interno

Outro momento de destaque foi a apresentação do estágio atual da pesquisa “Diagnóstico do Controle Interno”. A avaliação é dividida em dois temas, sendo que o primeiro foi apresentado na reunião desta quinta. Trata-se do relatório do Diagnóstico do Perfil de Recursos Humanos dos Órgãos de Controle Interno dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal que tem o objetivo de demonstrar o perfil dos recursos humanos dos órgãos estaduais de controle interno do Brasil, no tocante à quantidade e qualificação dos auditores e existência de plano de carreira específico para a função, a fim de evidenciar a real contribuição da força de trabalho desses importantes órgãos no controle da gestão pública.

“Foram levantados dados como o total de servidores, tempo de carreira, remuneração, benefícios, entre outros. Entramos agora na fase de apreciação da minuta para que os membros possam dar suas contribuições e esclarecerem suas dúvidas, tendo até o dia 10 de dezembro para encaminharem à presidência do Conaci suas observações para elaboração do documento final”, explica o auditor geral do Estado do Rio de Janeiro, Eugênio Machado, frisando que o trabalho faz parte do planejamento estratégico 2012/2013 do órgão.

O próximo passo do diagnóstico é a elaboração de um estudo sobre a estrutura e o funcionamento das instituições membros do Conaci. A pesquisa já está sendo realizada no site da Auditoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (AGE-RJ) por meio do link: http://migre.me/c8gOy.

O encontro prossegue no final do dia, com deliberações de assuntos administrativos do órgão. Na programação estão abordagens de alinhamento das ações para o IX Encontro Nacional de Controle Interno que será realizada em agosto/2013 no Estado do Pará e prestação de contas do Conselho.

…………………………………………………………………………………………………………………

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação CONACI:  Aline Cesconetto  –  Contato

Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099