Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Mato Grosso: Sistema informatizado vai melhorar controle de processos na Corregedoria Geral
Servidores da Corregedoria Geral do Estado conheceram na última semana o sistema informatizado em desenvolvimento para registro do trâmite de documentos e processos no âmbito da unidade.
Conforme demonstrou um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema, o auditor do Estado Erich Raphael Masson, a ferramenta permitirá amplo controle sobre a movimentação dos processos, fornecendo rápido e seguro acompanhamento dos procedimentos e das rotinas da Corregedoria Geral, do protocolo às decisões dos processos.
O banco de dados facilitará também a geração de relatórios sobre os processos em tramitação na Corregedoria Geral, tais como classificação das condutas que resultaram na instauração de processos, quantitativo de penalidades e absolvições, efeitos das sanções etc, o que possibilitará o uso da informação como ferramenta de gestão para fins de melhoria da conduta funcional dos servidores estaduais e, consequentemente, dos serviços prestados pelo Governo de Mato Grosso à população.
Segundo o secretário-adjunto da Corregedoria Geral, Emerson Hideki Hayashida, a ferramenta é um grande avanço no contexto da estruturação do controle disciplinar dos servidores públicos do Estado, atividade coordenada pela Auditoria Geral do Estado (AGE-MT) desde janeiro de 2011.
O conteúdo das atuais planilhas de controle de documentos e processos da Corregedoria Geral será inserido no sistema. A ferramenta deve começar a ser usada em duas semanas pelos servidores da unidade.
Num segundo momento, o sistema será aperfeiçoado para uso do meio eletrônico na tramitação de processos entre a Corregedoria Geral e as unidades setoriais de correição das secretarias e entidades, a fim de contribuir para a celeridade nos procedimentos. “O envio dos processos pelos órgãos à Corregedoria Geral e o controle do andamento processual passarão a ser feitos eletronicamente”, disse Erich.
O protótipo do sistema será encaminhado para a Superintendência de Auditoria em Tecnologia da Informação que desenvolverá o sistema definitivo, em plataforma que possibilitará seu uso por meio da internet.
Estrutura
Antes da AGE passar a coordenar a atividade de Corregedoria no Governo do Estado, não havia um órgão central que sistematizasse essa função. Cada secretaria e entidade executava a atividade de maneira isolada, sem padronização de procedimentos.
Hoje, a estrutura de Corregedoria do Poder Executivo Estadual conta com oito unidades setoriais de correição (Secretarias de Saúde, de Fazenda, de Meio Ambiente, de Educação, de Segurança Pública, de Justiça e Direitos Humanos, do Departamento Estadual de Trânsito e da Perícia Oficial e Identificação Técnica).
Os procedimentos administrativos disciplinares das secretarias e entidades que não possuem unidade de correição são executados pela AGE, em parceria com os órgãos interessados no processo.
——————————————————————–
Informações para a imprensa:
Tríade Comunicação
Telefone: (27) 3636-5354 / (27) 3225-0099
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Texto e foto: Ligiani Silveira – Assessoria/AGE-MT
E-mails: ligianiaraujo@auditoria.mt.gov.br
Telefones: (65) 3613-4017 / 9664-5208
Site: www.auditoria.mt.gov.br