Mato Grosso: Rede de Ouvidorias atende 30% a mais de demandas

A Ouvidoria do Poder Executivo Estadual, sob a coordenação da Controladoria Geral do Estado do Mato Grosso (CGE), atendeu 10.041 manifestações do cidadão de janeiro a agosto de 2015. O quantitativo é 30% superior às demandas registradas no mesmo período do ano passado, no total de 7.889.

Das 10.041 demandas, foram registrados 2.973 pedidos de informação (Lei de Acesso à Informação), 2.793 reclamações, 2.232 denúncias, 1.574 solicitações de serviços, 265 elogios e 204 sugestões.

A Ouvidoria do Governo de Mato Grosso está estruturada para receber críticas, sugestões ou denúncias acerca de qualquer área de competência do Poder Executivo Estadual pelos mesmos canais de contato. São eles: discagem gratuita pelo 0800-647-1520, ligação local pelo número 162 e registro pelo endereço www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao (redirecionamento está disponível em todos os sites dos órgãos).

Isso porque a Ouvidoria do Estado está organizada em rede, ou seja, as ouvidorias de cada órgão e entidade estão interligadas pelo mesmo sistema eletrônico (denominado Fale Cidadão) para registro das manifestações da sociedade e seguem diretrizes comuns de atuação estabelecidas pela CGE, por meio da Ouvidoria Geral.

“Uma política de comunicação única com a sociedade visa facilitar o acesso à Ouvidoria, na medida em que o cidadão não precisa memorizar vários meios de contato com o Governo, nem ter de identificar o órgão ao qual o assunto se refere. O direcionamento ao setor competente é feito no próprio sistema pelos ouvidores”, explica o secretário-adjunto da Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Christian Pizzatto de Moura.

Assim, após o contato do cidadão com a Ouvidoria, o ouvidor da secretaria a que o assunto se refere encaminha a manifestação ao setor competente para que seja dada resposta ao cidadão no prazo de até 30 dias, se a demanda for relativa à Lei de Acesso à Informação, e de até 10 dias úteis, no caso das demais situações.

Após o registro da demanda, o cidadão recebe login e senha para acompanhar o andamento da manifestação pelo endereço www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao , bem como complementar a mensagem com textos, fotos, planilhas etc.

Segundo Moura, além de auxiliar na resolução de demandas individuais apresentadas pelo cidadão, a Ouvidoria atua como instrumento de gestão. “Catalogamos as demandas e produzimos relatórios com informações gerenciais para os secretários conhecerem como, na visão da sociedade, são prestados os serviços na instituição e atuarem na melhoria do atendimento ao cidadão.”

Controle interno

No Governo de Mato Grosso, a Ouvidoria é uma atividade de controle interno, ao funcionar integrada com as funções de Auditoria, Controle e Corregedoria, todas sob a gestão da CGE.

Na prática, significa que uma manifestação que chega até a Ouvidoria pode desencadear um processo de auditoria interna (função Auditoria), cujos resultados produzirão melhorias na administração pública por meio da implementação das correções das falhas verificadas (função Controle) e na aplicação de alguma sanção ao servidor ou à empresa envolvidos com o processo (função Corregedoria).

Além dos canais já mencionados, as Ouvidorias das secretarias e entidades também realizam atendimento presencial, por postal e e-mail (específico e divulgado nos sites de cada pasta).

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Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGE-MT

E-mail: ligianiaraujo@controladoria.mt.gov.br

Telefones: (65) 3613-4017 e e 9664-5208

Site: www.controladoria.mt.gov.br