Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Mato Grosso: Órgãos que aderirem ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção terão marca de participante
O PNPC é uma iniciativa da Rede de Controle da Gestão Pública para ajudar os gestores na melhoria dos controles e da integridade das organizações
As organizações públicas que aderirem ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), da Rede de Controle da Gestão Pública, receberão a marca de participante, como forma de demonstração pública do compromisso com a melhoria dos controles e da integridade em suas rotinas. A peça publicitária de participação no PNPC será lançada na segunda-feira (02.08), às 9h (horário local), em transmissão pelo canal de Youtube do Tribunal de Contas da União (TCU).
No evento, será possível obter esclarecimentos sobre a homologação dos primeiros resultados de adesão à iniciativa e tirar dúvidas sobre o uso do módulo “Plano de Ação” na plataforma online e-Prevenção, que oferece orientações e modelos para a implantação de controles adequados para cada realidade, dentro do que há de mais moderno em integridade pública.
No Governo de Mato Grosso, 26 órgãos e entidades já aderiram ao PNPC, que possibilita às organizações públicas diagnóstico de suscetibilidade à corrupção por meio do preenchimento de autoavaliação via sistema e-Prevenção.
O gestor máximo de cada organização recebeu e-mail com uma senha de acesso ao sistema para o preenchimento de questionário. O titular do órgão tem a opção dele mesmo responder à avaliação ou delegar a tarefa a outro usuário, que será o ponto de contato entre a organização e a equipe do PNPC.
No Poder Executivo Estadual, a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) está prestando auxílio às organizações públicas no preenchimento do questionário.
A autoavaliação dispõe de perguntas relativas aos mecanismos de prevenção, detecção, investigação, correção monitoramento, transparência e investigação de ilícitos. Para cada questão respondida deve ser anexada a correspondente evidência (link, texto e/ou arquivo).
O diagnóstico de cada organização vai resultar na emissão de plano de ação com sugestões adequadas às necessidades da instituição para a melhoria contínua na prevenção à corrupção.
O PNPC é uma iniciativa inédita da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com coordenação e execução pela Rede de Controle da Gestão Pública, por meio do TCU e da Controladoria Geral da União (CGU).
Acesse AQUI o vídeo sobre as vantagens de adesão ao PNPC.
Mais informações:
Unidade de Integridade e Governança da CGE-MT
E-mail: integridade@controladoria.mt.gov.br
Celular: (65) 98476-6547
Leia mais:
Mais de 20 órgãos estaduais aderem ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção
CGE orienta órgãos sobre autoavaliação do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção
CGE vai auxiliar órgãos estaduais na adesão ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção
Seminário PNPC orienta gestores públicos para uso do Sistema e-Prevenção
MT apoia o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção
Programa Nacional de Prevenção à Corrupção será lançado dia 20/05, quinta-feira
FONTE- CGE-MT