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Mato Grosso: Governo do Estado disponibiliza sistema da Ouvidoria à Prefeitura de Cuiabá
O Governo de Mato Grosso, por meio da Auditoria Geral do Estado (AGE-MT), disponibilizou à Prefeitura de Cuiabá o sistema eletrônico (software) da Ouvidoria estadual para registro das demandas do Serviço de Atendimento Comunitário, projeto do Executivo Municipal. A parceria foi formalizada na última segunda-feira (24) pelo secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, e pelo secretário de Governo do Município de Cuiabá, Fábio Garcia.
“A ferramenta será importante para sistematizarmos as demandas relativas aos serviços prestados pelo poder público municipal e melhor acompanharmos as respostas das secretarias ao cidadão”, comentou o secretário Fábio Garcia.
O secretário José Alves destacou que o sistema, denominado de “Fale Cidadão” e desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat), permite à Ouvidoria estadual o funcionamento em rede. Ou seja, a ferramenta concentra todas as manifestações feitas junto às ouvidorias setoriais e especializadas do Governo do Estado, sobre qualquer assunto, seja por telefone (162 ou 0800-647-1520), internet, correspondência, e-mail (ouvidoriageral@governadoria.mt.gov.br) ou mesmo presencialmente.
Ele explicou que a equipe da Ouvidoria é responsável pelo recebimento, tratamento inicial e encaminhamento da demanda ao setor competente, bem como pelo acompanhamento da resposta final ao cidadão. “Cabe à Ouvidoria Geral monitorar que a resposta seja condizente e encaminhada no prazo legal (de até dez dias úteis)”, comentou o secretário-auditor, ressaltando que, ao registrar a manifestação, o cidadão recebe um login e senha para acompanhar o trâmite da demanda pelo sistema “Fale Cidadão”.
José Alves observou que, além de solucionar situações pontuais, a Ouvidoria atua como instrumento de gestão, na medida em que, por meio do sistema “Fale Cidadão”, é possível gerar relatórios gerenciais para subsidiar a tomada de decisão. “O sistema da Ouvidoria permite a geração de diagnósticos sobre um assunto específico, o que possibilita ações de melhoria na prestação de um serviço como um todo”, disse.
Ouvidorias municipais
Além de disponibilizar a ferramenta à Prefeitura de Cuiabá, a AGE promoverá a devida capacitação aos servidores municipais para operacionalização do sistema. A disponibilização da ferramenta integra as atividades de apoio aos municípios do Estado na criação de ouvidorias, uma das prioridades da AGE em 2014. Cuiabá foi o primeiro município a formalizar a parceria, mas outros já manifestaram interesse no uso no sistema.
Acompanharam a assinatura do termo de cooperação a coordenadora do projeto Serviço de Atendimento Comunitário da Prefeitura de Cuiabá, Adriana Venturoso; o coordenador de Organização e Desenvolvimento das Ouvidorias Setoriais (AGE-MT), Christian Pizzatto de Moura; e a coordenadora de Gestão do Sistema “Fale Cidadão” (AGE-MT), Cristina Bastos.
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