Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Mato Grosso: Elogios também são instrumentos de controle social
Nem só de denúncias ou reclamações vive uma ouvidoria. Elogios também são bem-vindos como instrumentos de controle social e demonstram que a gestão pública está no caminho certo. No Governo de Mato Grosso, a Ouvidoria, organizada em rede sob a coordenação da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), recebeu 982 elogios quanto à prestação de serviços públicos de janeiro a setembro de 2021, 12% a mais do que no mesmo período de 2020, quando a população registrou 874 elogios.
Das 982 demonstrações de satisfação com os serviços e as políticas públicas entregues pelo Governo de Mato Grosso, 90% foram relativos ao atendimento prestado por unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
“Tão importante quanto fazer reclamações ou denúncias é elogiar, pois é uma forma de valorizar o trabalho do servidor público e incentivá-lo a sempre fazer o melhor”, destaca a secretária-adjunta de Ouvidoria Geral e Transparência da CGE-MT em substituição, Aline Landini.
Segundo a psicóloga Rita de Cássia Nogueira França, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), quando o cidadão registra o seu elogio na Ouvidoria ele colabora para que os servidores sejam reconhecidos por sua excelência no trabalho. Além de incentivar o servidor, o elogio mexe com a autoestima. Saber reconhecer o trabalho do outro é valorizar a importância de cada funcionário no desempenho de suas funções.
“Que sempre tem algo que se melhorar no serviço público, disso todos nós sabemos, mas o que nem todo mundo sabe é que o elogio também ajuda no diagnóstico para tomar novas providências e melhorar o serviço. É preciso incentivar a cultura do elogio. A Ouvidoria por si só já é um canal complexo, recebe todos os tipos de demandas e a palavra positiva ajuda dar um gás e impulsionar esse servidor a verificar se está no caminho certo e desenvolver ações através dos pontos positivos identificados nas mensagens elogiosas”, argumenta.
A psicóloga ainda explica que, independentemente de elogios, existem razões pelas quais os servidores fazem o que fazem, que a motivação é algo muito pessoal e, às vezes, têm mais a ver com a própria consciência, de estar fazendo o que é certo.
Entretanto, ela acredita que o adequado é incentivar a política do elogio: Foi bem atendido? Obteve respostas da solicitação? Teve suas dúvidas esclarecidas? “Fale como isso foi importante, como se sentiu, como admirou o tratamento. Isso é o mínimo para quem está do outro lado”, pontua.
A recomendação da Ouvidoria Geral/CGE-MT é que os elogios referentes à unidade/setor sejam divulgados a todos os servidores envolvidos com o assunto e os elogios a servidor identificado sejam registrados no histórico funcional.
Para entrar em contato com a Ouvidoria do Estado, clique AQUI.
Fonte:
Ligiani Silveira
Jornalista – DRT 0001259/MT
Analista Administrativo
Assessora de Comunicação da CGE-MT
(65) 3613-4017 / 99982-0209