Mato Grosso do Sul: Governo promove capacitação em controles internos

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, acompanhando a tendência nacional, identificou a necessidade de fortalecer seu Sistema de Controle Interno, visando ao aperfeiçoamento da eficiência da gestão pública.

Com efeito, os princípios elencados no “caput” do artigo 37 da Constituição Federal, quais sejam a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, são norteadores da proficiência na Administração Pública.

Nesse sentido, o Governo celebrou um Acordo de Empréstimo com o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD (Banco Mundial), sendo que parte dos recursos serão utilizados para capacitação e treinamento de servidores, com o objetivo de incrementar a qualidade na prestação dos serviços públicos.

Na demonstração dos esforços engendrados nessa vertente, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) promoveu convite às empresas elegíveis a expressarem seu interesse em prover serviços de capacitação para auditores, oportunidade em que, por ser referência mundial na matéria, o Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil) foi selecionado.

Além de servidores da Agesul, participam do treinamento auditores da Auditoria-Geral do Estado (AGE), haja vista que o chefe do Poder Executivo Estadual encaminhou à Assembleia Legislativa proposta de lei dispondo sobre a implementação da Controladoria-Geral do Estado, cujas atribuições serão desempenhadas pelos Auditores.

Sobre a capacitação

O curso abrange dois módulos (AUDI I e AUDI II), sendo cada um deles realizado para duas turmas, totalizando 60 servidores, no período de 5 a 30 de junho.

Sérgio Maciel, instrutor e membro da equipe de avaliadores de Quality Assessment – Q.A do IIA Brasil, valeu-se de seus 35 anos de experiência em Auditoria Interna em instituições públicas e privadas para conduzir o treinamento com muita competência, auxiliando os participantes na abordagem sistemática dos temas tratados.

A capacitação contemplou relevantes questões alusivas à adoção das normas internacionais; Manual de Auditoria Interna com detalhamento das fases de planejamento, execução, relatório e follow up; Código de Ética; Plano Anual de Atividades; Estatuto da Auditoria Interna; testes de auditoria; riscos operacionais; papéis de trabalho, dentre outros, enfocando a necessidade de fortalecimento da governança corporativa.

Informações para a imprensa:

E-mail:  age@fazenda.ms.gov.br

Telefone: (67) 3318-3294