Mato Grosso do Sul: AGE participa do Dia Internacional Contra a Corrupção

A auditora-geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Tatiana Silva da Cunha, proferiu palestra sobre “Ética e Cidadania”, no último dia 4 de dezembro de 2014, como parte da Semana Cidadã concernente à celebração do Dia Internacional contra a Corrupção.

A iniciativa adveio de convite efetuado pela Controladoria-Geral da União em Mato Grosso do Sul, por intermédio da Rede de Controle da Gestão Pública, da qual a Secretaria de Estado de Fazenda, representada pela AGE, participa desde o ano de 2009.

O evento foi dirigido ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Lino Villachá, no Bairro Nova Lima, em Campo Grande, sendo que os alunos receberam noções sobre os contextos que envolvem a ética e a cidadania na sociedade contemporânea. Na mesma oportunidade, o Policial Rodoviário Federal, Gustavo Gonçalves, apresentou casos práticos e vídeos abordando aspectos da corrupção ativa e passiva.

Para Tatiana Cunha, ações como essa são relevantes porque “a criança e o jovem devem ser esclarecidos sobre as vantagens de ser honesto e conscientizados acerca dos prejuízos que a corrupção causa para toda a coletividade”.

Reflexões do cotidiano, tais como “furar a fila do cinema, tentar subornar o guarda de trânsito e falsificar a carteirinha de estudante”, serviram para ilustrar que comportamentos que não são éticos se iniciam com pequenas ações e se transformam em condutas que prejudicam o efetivo cumprimento da cidadania.

Mais eventos

Os servidores da Auditoria-Geral do Estado participaram, também, no dia 1º de dezembro de 2014, dos eventos promovidos pela Unidade Regional da Controladoria-Regional da União em Mato Grosso do Sul, alusivos ao Dia Internacional contra a Corrupção, oficialmente celebrado no dia 9 de dezembro.

Nacionalmente conhecida por se originar do anseio contido nas manifestações sociais ocorridas em 2013, a Lei da Empresa Limpa – Lei 12.846/2013 – foi tema de Seminário que contou com a participação de diversos expoentes locais e nacionais , que abordaram aspectos relevantes da LEL, notadamente os relacionados à regulamentação na esfera federal, estadual e municipal.

No mesmo dia, a CGU/MS, em parceria com a OAB/MS e o Observatório Social de Campo Grande, promoveram palestra proferida pelo Conselheiro da OAB/BA, Waldir Santos, da AGU, que discorreu sobre “Instrumentos eficazes no combate à corrupção”, destacando a  importância da transparência dentro do contexto das relações públicas e privadas.

————————————

Informações para a imprensa:

E-mail:  rpmaia@fazenda.ms.gov.br

Telefone: (67) 3318-3294